Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Edições
Atual
Anteriores
Sobre a REnCiMa
Apresentação
Equipe Editorial
Declaração de Ética e Boas Práticas na Publicação
Declaração de Privacidade
Contato
Submissões
Indexadores
Pós-Graduação
Notícias
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 3 n. 3 (2012): out.
v. 3 n. 3 (2012): out.
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v3i3
Publicado:
2012-10-01
Editorial
Editorial
Maria Delourdes Maciel
PDF
Artigos
Ensino, aprendizagem e avaliação da compreensão sobre Ciência e Tecnologia
Prof. Dr. Ángel Vázquez Alonso
1-11
PDF
Sostenibilidad, Educación y Sociedad
María Mercedes Callejas Restrepo
12-24
PDF
Las cuestiones de género en el curriculum (oculto) en la enseñanza de las Ciencias
Silvia Porro
25-36
PDF
A Revista Alambique em relação à inovação na sala de aula, pesquisa didática, formação de professores e desenvolvimento curricular
Aureli Caamaño
37-45
PDF
A Revista “Educació Química EduQ”: análise dos primeiros 10 números
Aureli Caamaño, Fina Guitart
46-52
PDF
Enseñar, aprender y evaluar sobre Ciencia y Tecnología y Sociedad desde el proyecto eancyt
Ángel Vázquez Alonso, María Antônia Manassero Mas, Antoni Bennàssar Roig, Silvia Ortiz Bonnin
53-60
PDF
Fundamentos teóricos y didácticos de las secuencias de enseñanza-aprendizaje cts del proyecto eancyt
Ángel Vázquez Alonso, María Antônia Manassero Mas, Antoni Bennàssar Roig
61-69
PDF
Luces y sombras de la Tecnología
Diana Victoria Hugo, Mara Olavegogeasoechea, Patricia Olea, Silvia Ávila, Nanci Farias
70-79
PDF
Pareja Científica
Claudia Beatriz Arango, Noemí Tessio, Silvia Porro
80-90
PDF
Unidad didáctica para la enseñanza de un tópico denaturaleza de la Ciencia y la Tecnología (ndcyt) en profesores de Ciencias en formacion de la Universidad del Tolima(ut)-Colombia, en el marco del proyecto eancyt1
Néstor R. Cardoso Erlam, Edna Eliana Morales Oliveros
91-104
PDF
Tecnología: mucho más que aparatos
Diana Victória Victória Hugo, Patricia Olea, Mara Olavegogeasoechea, Farias Nanci Mariel, Silvia Ávila
105-115
PDF
Unidades didácticas para aprender sobre la naturaleza de la Ciencia y la Tecnología en Educación Básica (proyecto eancyt)
María Mercedes Callejas Restrepo, Edgar Alberto Mendoza Parada, Yair Porras
116-128
PDF
A formação continuada de professores de Matemática a partir do trabalho colaborativo centrado na escrita e leitura
Maria do Carmo Costa Maciel, Celi Espasandin Lopes
129-138
PDF
A percepção da Ciência dos professores da Educação Básica
Jessica Norberto Rocha, Tânia Margarida Lima Costa, Rafael Alves Ferreira Almeida
139-151
PDF
Alfabetização científica e tecnológica sob o enfoque da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS): implicações para o currículo, o ensino e a formação de professores
Maria Delourdes Maciel
152-160
PDF
Aprender gravitação através da geometria dinâmica
Marcílio Dias Henriques, Pedro Damasceno Uchôas, Leonardo José da Silva
161-167
PDF
Um programa de alfabetização científica e tecnológica com enfoque CTS, em uma comunidade de artesãs, em Alagoas
Leonides Silva Gomes Mello, Iara Regina Bocchese Guazzelli
168-179
PDF
Como professores do 5º ano de uma escola pública do Vale do Ribeira compreendem itens de avaliação de Matemática do Saeb/Prova Brasil divulgados em documentos oficiais
Jozeildo Kleberson Barbosa, Edda Curi
180-190
PDF
Análise comparativa entre os conteúdos de Astronomia presentes nos PCN e nas propostas curriculares da Região SulL
Evonir Albrecht, Marcos Rincon Voelzke
191-204
PDF
Visão de professores sobre Interdisciplinaridade no jogo de xadrez e ensino de resolução de problemas de Matemática
Josinalva Estácio Menezes
205-214
PDF
Conheça um investigador: um projeto de divulgação científicaA
Jéssica Araujo Silva, Talita Carbonese, Marcela Fejes
215-224
PDF
Conhecimento CTS e rendimento matemático: uma relação a ser estudada
Mário Sérgio de Almeida Muniz, Maria Delourdes Maciel
225-230
PDF
CTS no currículo de cursos de Licenciatura: ideias dos alunos sobre Efeito Estufa
Maria Guiomar Carneiro Tommasiello
231-242
PDF
CTS-Astro: Astronomia no enfoque da Ciência, Tecnologia e Sociedade e análises sobre o Ano Internacional da Astronomia 2009-Brasil
Orlando Rodrigues Ferreira, Marcos Rincon Voelzke
243-259
PDF
Enseñar, aprender y evaluar sobre Ciencia y Tecnología y Sociedad desde el Proyecto EANCYT
Ángel Vázquez Alonso, María A. Manassero Mas, Antoni Bennàssar Roig, Silvia Ortiz Bonnin
260-268
PDF
Importância de se levar em consideração as interações de alunos adolescentes com a mídia televisiva e redes sociais para uma proposta de act de cunho CTS
Marina G. Soligo, Maria Delourdes Maciel, Iara R. B. Guazzelli
269-281
PDF
Interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade: estudo da percepção e conceitos de acadêmicos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Irene Carniatto, Iala Milene Bertasso, Polyanna Cristina Simão, Loana Mangolin
282-294
PDF
Levantamento e caracterização de materiais de divulgação como subsidio a divulgação cientifica de setores públicos e privados relacionados com projetos de Educação Socioambiental
Danielle Samagaia Correa, Marcela Fejes
295-303
PDF
Jogos pedagógicos & oficinas: uma parceria nas aulas de Matemática
Lia Corrêa da Costa, Elisabete Guerato
304-313
PDF
O enfoque CTS no ensino de Ciências: narrativas de licenciandos do PIBID/UFABC
Paula Aparecida Borges de Oliveira, Mirian Pacheco Silva
314-322
PDF
O Planetário Móvel Digital da Universidade Cruzeiro do Sul como agente difusor da Astronomia
Marcos Rincon Voelzke
323-328
PDF
O Projeto Cultivar integra a pesquisa cientifica com a comunidade
Alex Sandro da Cruz, Jéssica Araujo Silva, Giovanna Alba, Marcela Fejes
329-338
PDF
O recurso da tecnologia (GoAnimate) e a aprendizagem de conceitos matemáticos no Ciclo II
Gilberto de Almeida Meireles Patrocínio, Ismar Frango Silveira
339-347
PDF
O uso de animações interativas no ensino dos conceitos da Energia Mecânica
Waltrudes Everton Sanches, Juliano Schimiguel
348-356
PDF
Percepções de Ciência e de Tecnologia de estudantes da área de Humanas em nivel de Pós-graduação
Flávia de Assis Favetta, Maria Guiomar Carneiro Tommasiello
357-368
PDF
Produção do conhecimento científico e formação de professores: uma análise do processo e suas perspectivas
Rômulo Pereira Nascimento, Rosemary Aparecida Santiago
369-376
PDF
Proposta de atividades com enfoque CTS para professores de Química
Tomás Noel Herrera Vasconcelos, Maria Delourdes Maciel, Carmem Lucia Costa Amaral, Suely de Medeiros Onofrio Gama, Alexandre de Souza, Jobert de Oliveira Neves, Oton Café da Silva
377-388
PDF
Protótipo de um banco de dados sobre biodiversidade de microcrustáceos de água doce e dados físico-químicos em ambientes rupestres
Josney Freitas Silva, Paulo Henrique Costa Corgosinho, Carlos Eduardo Falavigna da Rocha, Juliano Schimiguel
389-396
PDF
Secuencia de enseñanza CTS sobre minería: análisis empírico de su eficacia para aprender
Angel Vazquez Alonso, Abdiel Aponte, Marisa Montesano de Talavera, María A. Manassero Mas
397-404
PDF
Temas sociocientíficos “sabão e detergente” em aulas práticas de Química na Educação Profissional: uma abordagem CTS
Míriam Stassun dos Santos, Carmem Lúcia Costa Amaral, Maria Delourdes Maciel
405-418
PDF
Um centro de pesquisa dialoga com a comunidade
Marcela Fejes, Talita Carbonese, Ana Maria Navas, Jéssica Araujo Silva, Alex Cruz, Isabel Martinelli
419-430
PDF
Abordagem de temas de Educação Ambiental sob o enfoque CTSA no Ensino Médio no município de Barueri-SP
Paulo Antonio Villas Boas Silva, Mauro Sérgio Teixeira de Araújo
431-443
PDF
Análise das concepções e expectativas dos estudantes dos cursos de Pedagogia, Administração e Recursos Humanos acerca da disciplina Ciência, Tecnologia e Sociedade
Alexandre Souza, Jobert Oliveira Neves, Orlando Rodrigo Ferreira, Carmem Lúcia Costa Amaral, Maria Delourdes Maciel, Marcos Rincon Voelzke, Rômulo Pereira Nascimento
444-456
PDF
Desenvolvimento de projetos de trabalho com enfoque CTS entre alunos de Licenciatura em Biologia
Márcia Léa Pagani Bispo, Gisele Nanini Mathias, Carmem Lúcia Costa Amaral
457-466
PDF
Enfoque CTS sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação no desenvolvimento de Angola
Gilberto Patrocínio, Orlando Ferreira, Juliano Schimiguel, Ismar Frango Silveira
467-477
PDF
Escrita e metacognição nas aulas de Matemática utilizando diários e mapas conceituais: benefícios para o processo ensino-aprendizagem
Maria do Carmo Costa Maciel, Maria Delourdes Maciel, Celi Espasandin Lopes
478-487
PDF
O ensino de Botânica em uma abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade
José´ Arimatéa Figueiredo, Francisco Angelo Coutinho, Fernando Costa Amaral
488-498
PDF
Sobre a produção de significados para área e perímetro no Ensino Fundamental
Marcílio Dias Henriques, Amarildo Melchiades da Silva
499-511
PDF
Aprendizagem significativa de conceitos de Eletromagnetismo utilizando simulações interativas no Ensino Médio
Luciano Soares Pedroso, Mauro Sérgio Teixeira de Araújo
512-523
PDF
Aspectos do enfoque CTS no Ensino Profissional Técnico de nível médio do CEFET-MG a partir da visão dos alunos participantes da XXII Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações
Ana Lúcia Lopes Corrêa, Mauro Sérgio Teixeira de Araújo
524-534
PDF
A Formação Inicial do professor e a semipresencialidade nas disciplinas pedagógicas dos cursos de Licenciatura em Matemática e Ciências
Jane Garcia de Carvalho, Carlos Fernando Araújo Júnior
535-546
PDF
Abordagens dos temas preconceito e exclusão com alunos de um curso de Engenharia
José Antônio Pinto, Maria Delourdes Maciel
567-578
PDF
Relações e interações dos professores de Ciências e Matemática com as Tecnologias
Ivo Jesus Ramos, Luiz Henrique Amaral
579-593
PDF
Redes sociais como ferramentas de apoio à Educação
Claudia Miyuki Werhmuller, Ismar Frango Silveira
594-605
PDF
Estudo e análise dos resumos da Revista Eletrônica de Ciências da Educação (REEC), no período de 2009-2011
Ricardo Pereira Sepini, Djalma de Oliveira Bispo Filho, Maria Delourdes Maciel, Edda Curi, Ángel Vázquez Alonso
606-616
PDF ()
Construção de Revista Eletrônica Científica mediando processos de ensino-aprendizagem em Biotecnologia e Meio Ambiente: uma abordagem cts no Ensino Técnico CEFET/MG
Sandra Mara Mourão ardinali, Beatriz Pinheiro Pinto, Teresa Cristina Melo Garcia, Rita de Cássia Frenedozo
617-626
PDF
O currículo do Estado de São Paulo: o que pensam os professores
Solange de Fátima Dias, Carmem Lúcia Costa Amaral
627-634
PDF
Simulações interativas no ensino de conceitos de Eletromagnetismo
Luciano Soares Pedroso, Mauro Sérgio Teixeira de Araújo
635-653
PDF
Um blog no cotidiano dos alunos do CEFET- MG sobre coleta seletiva solidária numa perspectiva CTS
Beatriz Pinheiro Pinto, Sandra Mara Mourão Cardinali, Teresa Cristina Melo Garcia, Rita de Cássia Frenedozo
654-662
PDF
Elaboração de material didático mediacional e suas aplicações na Formação Inicial de Professores de Ciências na modalidade a distância
Carlos Adriano Martins, Silvia Renata Oliveira dos Santos, Carlos Fernando de Araújo Jr
663-673
PDF
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Indexadores
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários