Formulação de problemas no ensino de números decimais: o recorte de uma experiência

Autores

  • Anielle Glória Vaz Coelho Universidade Federal de Uberlândia
  • Fabiana Fiorezi de Marco Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v6i2.994

Palavras-chave:

Números Decimais, Formulação de Problemas, Ensino de Matemática

Resumo

Este estudo teve como foco a análise de atividades realizadas por alunos de 6º ano (11-12 anos de idade) da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia, no ano de 2013, onde se pretendeu analisar o papel de atividades diversas como auxiliares no aprendizado dos alunos por meio de jogos, resolução e formulação de problemas que possam possibilitar o desenvolvimento de aspectos do saber pensar conceitos matemáticos e não somente enunciar fórmulas matemáticas. As atividades desenvolvidas foram de caráter de ensino e pesquisa, objetivando a verificação de aprendizagem do aluno e a qualidade de informar seus procedimentos e elaborações na resolução e formulação de problema delas decorrentes. No trabalho com a formulação de textos de problemas, o qual será apresentado neste texto, os alunos foram agentes de suas aprendizagens, tornando-se possíveis leitores e escritores em matemática.

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Publicado

2015-01-01

Como Citar

COELHO, A. G. V.; DE MARCO, F. F. Formulação de problemas no ensino de números decimais: o recorte de uma experiência. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 20-36, 2015. DOI: 10.26843/rencima.v6i2.994. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/994. Acesso em: 2 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos