Situações surpresa no ensino de Geometria utilizando software de Geometria Dinâmica

Autores

  • Mário Wedney de Lima Moreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • José Rogério Santana Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v3i1.99

Palavras-chave:

Geometria Dinâmica, Situações surpresa, Educação.

Resumo

Este artigo enfatiza o papel de destaque que a geometria dinâmica tem adquirido no contexto do ensino de Geometria assistida por computador. Consiste também em compreender ações inesperadas, denominadas situações surpresa, segundo a teoria de Santana (2002) em softwares educacionais de geometria dinâmica. A partir destas situações, decorrentes de restrições computacionais, queremos levantar hipóteses que nos permitam a observação de problemas antigos sobre novas perspectivas, bem como, o surgimento de problemas autênticos de demonstração. O objetivo deste trabalho é buscar compreender o papel do computador no ensino da Matemática, através da análise de situações que surgem no processo de manipulação de programas de computador voltados ao ensino, verificando os tipos de limitação que podem ocorrer ao se tentar usar o computador no processo de validação matemática. São analisados os aspectos relativos ao software de geometria dinâmica GeoGebra para uma reflexão prática sobre as situações surpresa, considerando os limites e possibilidades das tecnologias computacionais no ensino atual de Matemática.

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Publicado

2012-01-01

Como Citar

MOREIRA, M. W. de L.; SANTANA, J. R. Situações surpresa no ensino de Geometria utilizando software de Geometria Dinâmica. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 54–67, 2012. DOI: 10.26843/rencima.v3i1.99. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/99. Acesso em: 31 maio. 2023.

Edição

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