Desenvolvendo competências para lidar com as finanças pessoais: contribuições de um ambiente de modelagem matemática

  • José Ferreira de Souza Universidade Cruzeiro do Sul
  • Luzinete de Oliveira Mendonça Universidade Cruzeiro do Sul
  • Luiz Henrique Amaral Universidade Cruzeiro do Sul
Palavras-chave: Educação Financeira, Modelagem Matemática, Finanças Pessoais

Resumo

Busca-se, com este artigo, refletir sobre o desenvolvimento de um grupo de estudantes, em um ambiente investigativo sobre finanças pessoais, no que se refere à Educação Financeira e ao conhecimento matemático nela envolvido. É um estudo de natureza qualitativa, que prioriza a descrição da situação analisada e busca extrair dela alguma compreensão. Para tanto, foi proporcionado aos estudantes de cursos superiores em tecnologia, sujeitos desta pesquisa, um ambiente de aprendizagem estabelecido a partir da perspectiva da modelagem matemática, com a proposta de ampliar as reflexões e os conhecimentos sobre finanças pessoais. As produções dos estudantes, nesse ambiente, constituíram-se em dados para esta análise. Os resultados indicam que a dinâmica proposta contribuiu para instigar os estudantes a fazerem ponderações sobre o controle financeiro pessoal por meio de conceitos e modelos matemáticos. Com isso, constatou-se que houve um processo dinâmico de discussão, ação e reflexão, que favoreceu o desenvolvimento de atitudes positivas para o controle do orçamento pessoal e o conhecimento matemático.

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Publicado
2015-01-01
Como Citar
SOUZA, J.; MENDONÇA, L.; AMARAL, L. Desenvolvendo competências para lidar com as finanças pessoais: contribuições de um ambiente de modelagem matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 6, n. 2, p. 37-53, 1 jan. 2015.
Seção
Artigos Gerais