Desenvolvendo competências para lidar com as finanças pessoais: contribuições de um ambiente de modelagem matemática

Autores

  • José Ferreira de Souza Universidade Cruzeiro do Sul
  • Luzinete de Oliveira Mendonça Universidade Cruzeiro do Sul
  • Luiz Henrique Amaral Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v6i2.989

Palavras-chave:

Educação Financeira, Modelagem Matemática, Finanças Pessoais

Resumo

Busca-se, com este artigo, refletir sobre o desenvolvimento de um grupo de estudantes, em um ambiente investigativo sobre finanças pessoais, no que se refere à Educação Financeira e ao conhecimento matemático nela envolvido. É um estudo de natureza qualitativa, que prioriza a descrição da situação analisada e busca extrair dela alguma compreensão. Para tanto, foi proporcionado aos estudantes de cursos superiores em tecnologia, sujeitos desta pesquisa, um ambiente de aprendizagem estabelecido a partir da perspectiva da modelagem matemática, com a proposta de ampliar as reflexões e os conhecimentos sobre finanças pessoais. As produções dos estudantes, nesse ambiente, constituíram-se em dados para esta análise. Os resultados indicam que a dinâmica proposta contribuiu para instigar os estudantes a fazerem ponderações sobre o controle financeiro pessoal por meio de conceitos e modelos matemáticos. Com isso, constatou-se que houve um processo dinâmico de discussão, ação e reflexão, que favoreceu o desenvolvimento de atitudes positivas para o controle do orçamento pessoal e o conhecimento matemático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01/01/2015

Como Citar

SOUZA, José Ferreira de; MENDONÇA, Luzinete de Oliveira; AMARAL, Luiz Henrique. Desenvolvendo competências para lidar com as finanças pessoais: contribuições de um ambiente de modelagem matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 37–53, 2015. DOI: 10.26843/rencima.v6i2.989. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/989. Acesso em: 9 dez. 2023.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)