O uso de mapas de conceitos como instrumento para promover a aprendizagem significativa dos conceitos dos fenômenos ópticos no PROEJA

Autores

  • Pedro Hiago de Melo Freitas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
  • Márcio Aurélio Carvalho de Morais Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v3i1.95

Palavras-chave:

Mapas conceituais, Óptica, Aprendizagem significativa

Resumo

Este artigo tem por objetivo, verificar as potencialidades da construção de mapas de conceitos, com o uso da ferramenta computacional Cmap Tools, como instrumento didático e avaliativo, a luz da teoria ausubeliana para a aprendizagem dos conceitos dos fenômenos ópticos. Tendo como amostra alunos do PROEJA do curso técnico em Edificações do Campus Teresina Central do IFPI. O método de pesquisa utilizado foi o Estudo de Caso, tendo como instrumento o uso de questionário e Mapas Conceituais. Na análise dos resultados, o uso de Mapas Conceituais, como ferramenta cognitiva, facilita no processo de aprendizagem do conteúdo Óptica, pois propicia situações favoráveis para a assimilação do conhecimento, por este permanecer mais estruturado e organizado em relação à hierarquização dos conceitos do conteúdo em questão.

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Publicado

2012-01-01

Como Citar

FREITAS, P. H. de M.; MORAIS, M. A. C. de. O uso de mapas de conceitos como instrumento para promover a aprendizagem significativa dos conceitos dos fenômenos ópticos no PROEJA. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 1–14, 2012. DOI: 10.26843/rencima.v3i1.95. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/95. Acesso em: 3 jun. 2023.

Edição

Seção

Artigos