O uso da leitura para ensinar o conteúdo de fenômenos no Ensino Médio

Autores

  • Roberto Ananias Ribeiro Universidade Estadual de Montes Claros
  • Sônia Ribeiro Arrudas Universidade Estadual de Montes Claros
  • Ana Paula Venuto Moura Universidade Estadual de Montes Claros
  • Maria Alice Diniz Martins Universidade Estadual de Montes Claros
  • Maria Orminda Santos Oliveira Universidade Estadual de Montes Claros
  • Daiane Souza Dias Universidade Federal de Minas Gerais
  • Karoline Rocha Ribeiro Universidade Estadual de Montes Claros
  • Pedro Fonseca Vasconcelos Universidade Estadual de Montes Claros
  • Izabella Renata Gomes Cunha Universidade Estadual de Montes Claros

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v8i1.921

Palavras-chave:

Leitura, Ensino, Poluição, Química, Fenômenos

Resumo

A leitura é uma atividade que pode ser usada para o ensino de conteúdos de química. Para ensinar e verificar a compreensão do conteúdo de fenômenos, foi explorado um texto envolvendo a poluição de um rio da cidade Após as aulas dialogadas de Química e de Biologia, foi aplicado um questionário com questões de conhecimento específico sobre fenômenos químico, físico e biológico e conhecimento geral sobre poluição da água e tratamento de esgoto em três turmas com alunos do 1º ano do ensino médio de escolas públicas que são assistidos pelo Núcleo de Atividades para a Promoção da Cidadania da Universidade Estadual de Montes Claros. A identificação dos fenômenos não foi satisfatória, considerando-se os índices de acerto menores que 60, 54 e 21% para os fenômenos químicos, biológicos e físicos, respectivamente, ao contrário da questão sobre poluição da água com índices de acerto maiores que 95%. Sobre o tratamento de esgoto, foram obtidas respostas que demonstraram o conhecimento dos alunos da necessidade dessa medida para a preservação das águas do rio. Foi observada a falta de habilidade dos alunos em fazer a leitura em um nível mais profundo para responder corretamente a questão de conteúdo específico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSUNÇÃO, A. L. Sob o regime da produção de sentido: reflexões sobre a produção da leitura. Em: Fonseca, M. N. S. (org.), Ensaios sobre a Leitura 2. Belo Horizonte: PUC Minas, p. 54-71, 2007.

AZEVEDO, M. P.; MATOS, M. L. Leitura da paisagem do Rio Vieira: Poluição. Em: Rio Vieira: Retrato de Esperança, 2009. Disponível em: http://pedagogoseovieira.blogspot.com.br/2009/11/leitura-da-paisagem-do-rio-vieira.html. Acesso em: 31 mar. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação - MEC. Matriz de Referência para o Enem 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=841- matriz-1&category_slug=documentos-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 22 abr. 2014.

CASTELI, A. P.; MARTINS, C. M. C.; PAULA, H. F.; SANTOS, M. B. L.; LIMA, M. E. C. C.; SILVA, N. S.; JUNIOR, O. A.; CASTRO, R. S.; BRAGA, S. A. M. Proposta Curricular de Ciências do Ensino Fundamental - 6º a 9º Ano. Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, 2006. Disponível em: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/banco_objetos_crv/%7BBC26290C-C90B- 44EF-866A-10C750F63D7B%7D_livro%20de%20ciencias.pdf. Acesso em: 02 mai. 2014.

FONSECA, M. R. M. Química: Química Geral. São Paulo: FTD, 2007.

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE. Guia PNLD 2012 – Ensino Médio. Apresentação. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/programas/livro- didatico/guia-do-livro/item/2988-guia-pnld-2012-ensino-m%C3%A9dio. Acesso em: 22 abr. 2014.

GERALDI, J. W. Prática da Leitura na Escola. Em: Geraldi, J. W. (org.), O texto na sala de aula, 5ª. ed., São Paulo: Ática, p. 88-99, 2011.

JUNIOR, W. E. F. Estratégias de leitura e educação química: que relações? Química Nova na Escola, v. 32, n. 4, p. 220-226, 2010.

JUNIOR, W. E. F.; JÚNIOR, O. G. Leitura em sala de aula: um caso envolvendo o funcionamento da ciência. Química Nova na Escola, v. 32, n. 3, p. 191-199, 2010.

KLEIMAN, A. B. Formando Leitores Críticos. Em: Fonseca, M. N. S. (org.), Ensaios sobre a Leitura 2, Belo Horizonte: PUC Minas, p. 99-122, 2007.

MOREIRA, L. M. Oxigênio: uma abordagem filosófica visando discussões acerca da Educação em Ciências – Parte 1: Poder e Ambição. Educação & Ciências, Bauru, v. 18, n. 4, p. 803-818, 2012.

Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio) - PCN, Parte III - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, p. 14-21, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf. Acesso em: 02 mai. 2014.

Secretaria do Estado de Minas Gerais – SEE. Centro de Referência Virtual do Professor. Proposta Curricular CBC Química – Ensino Médio, 2007.

SILVA, M. A. S. S. Construindo a Leitura e a Escrita, 7ª. ed., São Paulo: Ática, 2003. UNIMONTES. Universidade Estadual de Montes Claros, Resolução CEPEX no. 073/2006.

Downloads

Publicado

2017-04-07

Como Citar

RIBEIRO, R. A.; ARRUDAS, S. R.; MOURA, A. P. V.; MARTINS, M. A. D.; OLIVEIRA, M. O. S.; DIAS, D. S.; RIBEIRO, K. R.; VASCONCELOS, P. F.; CUNHA, I. R. G. O uso da leitura para ensinar o conteúdo de fenômenos no Ensino Médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 155–165, 2017. DOI: 10.26843/rencima.v8i1.921. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/921. Acesso em: 29 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos