Conhecimentos atitudinais e procedimentais no processo de aprender Astronomia a partir de problemas: um trabalho com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Marcos Daniel Longhini Universidade Federal de Uberlândia
  • Hanny Angeles Gomide Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v6i3.901

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Procedimentos, Atitudes, Ensino de Astronomia

Resumo

Tem-se como objetivo analisar o processo vivido a partir do trabalho realizado ao longo de um ano letivo com uma “história problematizadora” no que se refere ao desenvolvimento de conteúdos procedimentais e atitudinais com um grupo de 95 estudantes do 6º ano no Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Uberlândia/MG. A história trabalha diversos problemas de Astronomia, que são resolvidos por meio de dados coletados e analisados ao longo de um ano. Os resultados revelaram que houve dificuldade em fazer os alunos conectarem os dados coletados com o problema que se queria resolver. Nesse sentido, por vezes, a coleta de dados se tornou um ato mecânico. Todavia, o processo permitiu aos participantes passaram a conhecer procedimentos os quais não eram por eles previamente reconhecidos, com o uso do termômetro e do pluviômetro. Por fim, percebemos que, apesar do respeito às opiniões divergentes em atividades conjuntas, os estudantes ainda carecem de desenvolver críticas às ideias antagônicas as suas, atitude que o projeto ainda não conseguiu propiciar. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZEVEDO, M. C. P. S. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVALHO, A. M. P.(org). Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Cengage Learning, 2009. p.19-33.

CARVALHO, A. M. P. et al. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1998. 197 p.

COLL, C. et al. Os conteúdos na reforma. Ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

ECHEVERRÍA, M. D. P. P.; POZO, J. I. Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender. In: POZO, J. I. (Org) A solução de problemas. Aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 13-41.

FERNANDES, T. C. D.; LONGHINI, M. D. O uso de histórias problematizadoras no ensino de Astronomia. In: I Encontro de Educação em Ciências e Matemática - UFU, 2012, Uberlândia/MG. Anais / Encontro de Educação em Ciências e Matemática. Uberlândia/MG, 2012. v. 1. p. 1-12.

GIL-PÉREZ, D. Contribución de la história y de la filosofía de las ciências al desarrollo de um modelo de enseñanza/ aprendizage como investigación. Enseñanza de las Ciencias, v.11, n. 2, p. 197-212, 1993.

GOMIDE, H. A.; LONGHINI, M. D. Era uma vez... uma história problematizadora para o ensino de astronomia. In: I Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, 2011, Rio de Janeiro/RJ. Anais do I Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, 2011. v. 1. p. 1-12.

GOMIDE, H. A.; LONGHINI, M. D. História problematizadora: limites e possibilidades para o ensino de Astronomia. In: II Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, 2012, São Paulo/SP. Atas do II Simpósio Nacional de Educação em Astronomia. São Paulo/SP, 2012. v. 1. p. 351-360.

LONGHINI, M. D. O ensino de Ciências com foco na participação ativa do aluno - possibilidades na educação em astronomia. In: Carlos Henrique de Carvalho. (Org.). Desafios da produção e da divulgação do conhecimento. 1ed.: Edufu, 2012, v. 1, p. 163-179.

POZO, J. I. (Org) A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998. 177p.

POZO, J. I.; CRESPO, A. G. A solução de problemas nas ciências da natureza. In: POZO, J. I.(Org) A solução de problemas. Aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 67-102.

RODRIGUES, B. A. O Ensino de ciências por investigação em escolas da rede pública, 2008. 197f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2008.

SCHEIN, Z. P.; COELHO, S. M. O papel do questionamento: intervenções do professor e do aluno na construção do conhecimento. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 23, n. 1, p.68-92, abr.2006.

Downloads

Publicado

2015-10-27

Como Citar

LONGHINI, M. D.; GOMIDE, H. A. Conhecimentos atitudinais e procedimentais no processo de aprender Astronomia a partir de problemas: um trabalho com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 54-71, 2015. DOI: 10.26843/rencima.v6i3.901. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/901. Acesso em: 5 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos