A utilização da modelagem matemática como encaminhamento metodológico no ensino de Física

Autores

  • Michel Corci Batista Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Polonia Altoé Fusinato Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v6i2.895

Palavras-chave:

Experimentação, Modelagem Matemática, Ensino Física

Resumo

O ensino de Física tem sido realizado de forma meramente mecânica (tradicional) em todos os níveis de ensino, ou seja, aula expositiva com resolução de exercícios padrão que visam instrumentalizar os algoritmos de resolução característicos de cada problema. Esta metodologia conduz o aluno à mera memorização temporária por meio da repetição de problemas parecidos. A aprendizagem dos alunos ocorre quando os novos conhecimentos, discutidos pelo professor, venham se relacionar e interagir com a estrutura cognitiva existente somando e servindo de suporte para novas informações. Este trabalho pretende discutir alguns aspectos da modelagem matemática no ensino e aprendizagem de Física no curso de licenciatura plena em Matemática como ferramenta que conduz o aluno a uma aprendizagem efetiva dos conteúdos de Matemática e Física além de promover a interdisciplinaridade e contribuir para a formação da consciência crítica do futuro cidadão.

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Biografia do Autor

Polonia Altoé Fusinato, Universidade Estadual de Maringá

sica e Ciências, visando a sala de aula.

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Publicado

2015-01-01

Como Citar

BATISTA, M. C.; FUSINATO, P. A. A utilização da modelagem matemática como encaminhamento metodológico no ensino de Física. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 86-96, 2015. DOI: 10.26843/rencima.v6i2.895. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/895. Acesso em: 27 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos