O estudo de temas tecnológicos na Educação CTSA: uma experiência de alfabetização científica e tecnológica no Ensino Médio

  • Thiago Vasconcelos Ribeiro Universidade Federal de Goiás
  • Guilherme Colherinhas Universidade Federal de Goiás
  • Luiz Gonzaga Roversi Genovese Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: Educação CTSA, tecnologias, Alfabetização Científica, Ensino Médio

Resumo

O presente trabalho consiste em um relato de experiência que apresenta as atividades de ensino e aprendizagem desenvolvidas em uma escola pública de Goiânia no contexto de Estágio Supervisionado. Participaram das atividades o licenciando em Física, cursando a disciplina de Estágio Supervisionado; o professor supervisor de estágio que leciona Física na escola; e o professor da universidade que leciona a disciplina de Estágio Supervisionado no curso de Licenciatura em Física em uma universidade pública federal do estado de Goiás. Atuando de forma colaborativa, esses três agentes desenvolveram atividades com alunos da 2ª Série do Ensino Médio com objetivo de promover e estimular nestes uma visão mais ampla sobre a Ciência e a Tecnologia, com base nos pressupostos do Movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Para tanto, os alunos realizaram um estudo sobre aparelhos tecnológicos, abordando questões de caráter sociocultural e ambiental, no qual tiveram a oportunidade de discutir, argumentar e problematizar, buscando desenvolver um raciocínio crítico e uma visão mais abrangente e crítica da construção do conhecimento científico e as relações complexas estabelecidas com o desenvolvimento tecnológico, a sociedade e o meio ambiente.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACEVEDO-DÍAZ, J. A.; ALONSO, A. V.; MAS, M. A. M. Papel de la educación CTS en una alfabetización científica y tecnológica para todas las personas. Revista Electrónica de Enseñanza de las ciencias, v. 2, n. 2, p. 80-111, 2003. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen2/REEC_2_2_1.pdf>. Acesso em: 24 fev. 2014.

AIKENHEAD, G. S. Collective decision making in the social context of Science. Science Education, n. 69, p. 453-475, 1985.

AIKENHEAD, G. S. Consequences to learning Science through STS: research perspective. In: SOLOMON, J;. AIKENHEAD, G.S. (Ed.) STS education: international perspectives on reform. New York: Teachers College Press, p. 169-186, 1994.

ALVES, J. A. P.; CARVALHO, W. L. P. Significados que alunos do ensino médio atribuem à ciência e tecnologia pela vivência de diferentes perspectivas de um caso de dano socioambiental. In: ORQUIZA-DE-CARVALHO, L. M.; CARVALHO, W. L. P. (Org.) Formação de Professores e Questões Sociocientíficas no Ensino de Ciências. São Paulo: Escrituras, p. 225-248, 2012.

ANDRADE, E. C. P.; CARVALHO, L. M. O pro-álcool e algumas relações CTS concebidas por alunos de 6ª série do ensino fundamental. Ciência & Educação (Bauru), n. 8, v. 2, p. 167-185, 2002.

BAZZO, W. A.; LINSINGEN, I.V; PEREIRA, L. T. V. Introdução aos estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Cadernos de Ibero - América. Madri: Organização dos Estados Ibero-Americanos, 2003.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto, 1994.

BORTOLETTO, A.; CARVALHO, W. L. P. Temas sociocientíficos: análise dos processos argumentativos no contexto escolar. In: ORQUIZA-DE-CARVALHO, L. M.; CARVALHO, W. L. P. (Org.) Formação de Professores e Questões Sociocientíficas no Ensino de Ciências. São Paulo: Escrituras, p. 249-270, 2012.

CACHAPUZ, A.; PRAIA, J.; JORGE, M. Ciência, Educação em Ciência e Ensino de Ciências. Lisboa: Ministério da Educação, 2002.

CACHAPUZ, A.; PRAIA, J.; JORGE, M. Da Educação às Orientações para o Ensino das Ciências: um repensar epistemológico. Ciência & Educação, Bauru, n. 10, v.3, p. 363- 381, 2004.

DEMO, P. Saber Pensar. São Paulo: Cortez, 2001.

ENGELHARDT, H. & CAPLAN, A. Scientific Controversies. New York: Cambridge University Press, 1987.

FARIAS, C. R. O.; CARVALHO, W. L. P. Do arquivo à escola: interpretações em torno de um caso controverso de direito ambiental no ensino médio. In: ORQUIZA-DE- CARVALHO, L. M.; CARVALHO, W. L. P. (Org.) Formação de Professores e Questões Sociocientíficas no Ensino de Ciências. São Paulo: Escrituras, p. 293-223, 2012.

FEYERABEND, P. Contra o Método. São Paulo: Editora UNESP, 2007.

FOUREZ, G. A Construção Das Ciências: introdução à filosofia, e à ética das ciências. Livraria UNESP, 1995.

FOUREZ, G. Crise no ensino de ciências? Investigações em ensino de ciências, Porto Alegre, n. 8, v. 2, p. 109-123, 2003.

GENOVEZ, L. G. R. Diário de Aprendizagem: construção, categorização e considerações. In. Borges, P. F. et al. XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física. Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xvi/cd/resumos/T0372- 1.pdf>. Acesso em 04 jul. 2014.

GIL-PÉREZ, D. G.; CARRASCOSA-ALIS, J. Bringing Pupils’ Learning Closer to a Scientific Construction of Knowledge: A Permanent Feature in Innovations in Science Teaching. Science Education, n. 78, v. 3, p. 301-315, 1994.

GIL-PÉREZ, D.; VILCHES, A. Importância da Educação Científica na Sociedade Actual. In: Cachapuz, A. et al. (Ed.) A Necessária Renovação do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 2011.

GRANGER, G. G. A Ciência e as Ciências. São Paulo: Editora UNESP, 1994.

HABERMAS, J. Técnica e Ciência Como “Ideologia”. Lisboa: Edições 70, 2011.

HODSON, D. Teaching and learning about Science. Rotterdam: Sense Publishers, 2009.

IAEA. The Radiological Accident In Goiania. Vienna: IAEA, 1988.

JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, M.; FEDERICO-AGRASO, M. A argumentação sobre questões sociocientíficas: processos de construção e justificação do conhecimento em sala de aula. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 43, p. 13-33, 2006.

JOVER, J. N.; La ciencia y la tecnología como procesos sociales: Lo que la educación científica no debería olvidar. Sala de leitura CTS+I, 2000. Disponível em: http://www.oei.es/salactsi/nunez00.htm. Acesso em: 24 fev. 2014.

LOPES, N.C.; CARVALHO, W. L. P. Possibilidades e Limitações da Prática do Professor na Experiência com a Temática Energia e Desenvolvimento Humano no Ensino de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 2, p. 207-226, 2013.

MACHADO, V.; PINHEIRO, N. A. M. Investigando a Metodologia dos Problemas Geradores de Discussões: aplicações na disciplina de física no ensino de engenharia. Ciência & Educação, Bauru, n. 16, v. 3, 525-542, 2010.

MION, R. A. CTSA e o Ensino de... (Física): uma experiência no processo ensino- aprendizado formal. In: CAMARGO, S. et. al. (Org.) Controvérsias na Pesquisa em Ensino de Física. São Paulo: Livraria da Física, p. 363-389, 2014.

MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia de Pesquisa para o Professor Pesquisador. Rio de Janeiro. DP&A. 2006.

NICOLESCU, B. et al. Educação e transdisciplinaridade. Brasília: Edições UNESCO, 2000.

PINHEIRO, N. A. M.; SILVEIRA, R. M. C. F.; BAZZO, W. A. Ciência, Tecnologia E Sociedade: A Relevância Do Enfoque CTS Para O Contexto Do Ensino Médio. Ciência & Educação, Bauru, n. 13, v. 1, p. 71-84, 2007.

PRAIA, J.; GIL-PÉREZ, D.; VILCHES, A. O papel da natureza da ciência na educação para a cidadania. Ciência & Educação, Bauru, n. 13, v. 2, p. 141-156, 2007.

REIS, P. A discussão de assuntos controversos no ensino de ciências. Inovação, n. 12, p. 107-112, 1999.

RIBEIRO, T. V.; GENOVESE, L. G. R.; COLHERINHAS, G. Concepções de estudantes do ensino médio sobre as relações entre ciência, tecnologia e sociedade. In: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2011, Manaus. Anais Eletrônicos... Manaus: UFA, 2011. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xix/sys/resumos/T0356-1.pdf. Acesso em: 24 fev. 2014.

RIBEIRO, T. V.; GENOVESE, L. G. R.; COLHERINHAS, G. O Ensino por Pesquisa no Ensino Médio: discussão de questões CTSA em uma alfabetização científico-tecnológica. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2012, Campinas. Anais eletrônicos... Campinas: UNICAMP, 2012.

RIOS, E.; SOLBES, J. Las relaciones CTSA en la enseñanza de la tecnologia y las ciencias: una propuesta con resultados. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 6, n. 1, p. 32 - 55 2007.

ROSENTHAL, D. B. Two approaches to Science – Technology – Society (STS) education. Science Education, n. 73, v. 5, p. 581-589, 1989.

SANTANA, T. A.; BASTOS, A. P. S.; TEIXEIRA, P. M. M. Nossa alimentação: análise de uma sequência didática estruturada segundo referenciais do Movimento CTS. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, n. 1, p. 105-122, 2015.

SOLOMON, J. Teaching Science, Technology and Society. Buckingham: Open University Press, 1994.

TENREIRO-VIEIRA, C.; VIEIRA, R. M. Construção de práticas didático-pedagógicas com orientação CTS: impacto de um programa de formação continuada de professores de ciências do ensino básico. Ciência & Educação, v. 11, n. 2, p. 191-211, 2005.

VIEIRA, K. R. C. F.; BAZZO, W. A. Discussões acerca do aquecimento global: uma proposta CTS para abordar esse tema controverso em sala de aula. Ciência & Ensino, Campinas, v. 1, n. especial, 2007.

VILLANI, A.; BAROLLI, E.; ARRUDA, S. Contribuições da psicanálise para uma metodologia de pesquisa em educação em ciências. In: Santos, F. & Greca, I. (Orgs.). A pesquisa em ensino de Ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí: Ed. Unijui, p. 323-390, 2006.

WAKS, L. J. Filosofía de la educación en CTS. Ciclo de responsabilidad y trabajo comunitario. In: Alonso, A.; Ayestarán, I.; Ursúa, N. (Orgs). Para comprender Ciencia, Tecnología Y Sociedad. Estella: EVD, p. 19-33, 1996.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ZIMAN, J. Enseñanza y aprendizaje sobre la ciencia y la sociedad. México: Fondo de Cultura Económica, 1985.

ZIMAN, J. O conhecimento confiável: uma exploração dos fundamentos para a crença na ciência. Campinas: Papirus, 1996.

Publicado
2016-02-12
Como Citar
RIBEIRO, T. V.; COLHERINHAS, G.; GENOVESE, L. G. R. O estudo de temas tecnológicos na Educação CTSA: uma experiência de alfabetização científica e tecnológica no Ensino Médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 7, n. 1, p. 38-58, 12 fev. 2016.
Seção
Artigos Gerais