A linguagem em atividades de modelagem matemática: caracterizações nos “Três Mundos da Matemática”

Autores

  • Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa Robim Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Emerson Tortola Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
  • Lourdes Maria Werle de Almeida Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v5i1.851

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Três Mundos da Matemática, Linguagem

Resumo

Neste artigo, argumentamos sobre as diferenciações da linguagem em atividades de Modelagem Matemática e como essas diferenciações conduzem a caracterizações nos Três Mundos da Matemática, da teoria de David Tall. As análises apresentadas estão associadas a uma pesquisa qualitativa e os dados foram coletados com alunos do Ensino Superior, no contexto de uma disciplina de modelagem matemática. A análise dos dados sugere que o conjunto de ações envolvido em uma atividade de modelagem matemática conduz os alunos ao uso de linguagens associadas aos Três Mundos da Matemática, delineados por David Tall, e, por meio dessas linguagens, é possível vislumbrar o trânsito dos alunos pelos Mundos da Matemática.

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Publicado

2014-01-01

Como Citar

ROBIM, B. N. P. A. S.; TORTOLA, E.; ALMEIDA, L. M. W. de. A linguagem em atividades de modelagem matemática: caracterizações nos “Três Mundos da Matemática”. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 1–20, 2014. DOI: 10.26843/rencima.v5i1.851. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/851. Acesso em: 29 maio. 2023.

Edição

Seção

Artigos