Resolução de Problemas: uma proposta didática na formação de professores

Autores

  • Célia Barros Nunes Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v5i2.849

Palavras-chave:

Educação Matemática, Formação de professores, Didática da Matemática, Resolução de Problemas, Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática

Resumo

O presente texto apresenta parte de uma pesquisa de doutoramento que buscou investigar, compreender e evidenciar as potencialidades didático-matemáticas que a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas oferece no sentido de incrementar a aprendizagem e melhorar os processos de ensino, bem como o de promover o aprimoramento das práticas dos professores no contexto de sala de aula de Matemática. Para tal, foram criados e aplicados dois projetos de ensino para as disciplinas Didática da Matemática e Laboratório de Ensino de Matemática II, ministradas pela professora-pesquisadora, que se inseriu no ambiente pesquisado a fim de observar e conscientizar os sujeitos da pesquisa de seu papel como futuro professor de Matemática. A junção dessas disciplinas é indispensável para a formação do professor, uma vez que elas propiciam momentos de discussão e investigação de formas de organizar o ensino e a aprendizagem da Matemática. Neste artigo será apresentada, sucintamente, parte do projeto desenvolvido na disciplina Didática da Matemática que se mostrou como um espaço importante de reflexão, de aprendizagem e de desenvolvimento profissional, tanto da professora-pesquisadora quanto dos envolvidos na pesquisa.

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Biografia do Autor

Célia Barros Nunes, Universidade do Estado da Bahia

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Publicado

2014-07-01

Como Citar

NUNES, C. B. Resolução de Problemas: uma proposta didática na formação de professores. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 1–17, 2014. DOI: 10.26843/rencima.v5i2.849. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/849. Acesso em: 6 jun. 2023.

Edição

Seção

Artigos