Resolução de Problemas: uma proposta didática na formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v5i2.849Palavras-chave:
Educação Matemática, Formação de professores, Didática da Matemática, Resolução de Problemas, Ensino-Aprendizagem-Avaliação de MatemáticaResumo
O presente texto apresenta parte de uma pesquisa de doutoramento que buscou investigar, compreender e evidenciar as potencialidades didático-matemáticas que a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas oferece no sentido de incrementar a aprendizagem e melhorar os processos de ensino, bem como o de promover o aprimoramento das práticas dos professores no contexto de sala de aula de Matemática. Para tal, foram criados e aplicados dois projetos de ensino para as disciplinas Didática da Matemática e Laboratório de Ensino de Matemática II, ministradas pela professora-pesquisadora, que se inseriu no ambiente pesquisado a fim de observar e conscientizar os sujeitos da pesquisa de seu papel como futuro professor de Matemática. A junção dessas disciplinas é indispensável para a formação do professor, uma vez que elas propiciam momentos de discussão e investigação de formas de organizar o ensino e a aprendizagem da Matemática. Neste artigo será apresentada, sucintamente, parte do projeto desenvolvido na disciplina Didática da Matemática que se mostrou como um espaço importante de reflexão, de aprendizagem e de desenvolvimento profissional, tanto da professora-pesquisadora quanto dos envolvidos na pesquisa.
Downloads
Referências
ALARCÃO, I. Construção da didática para a formação de professores: reflexões sobre o seu ensino. In: PIMENTA, S. G. (Org.) Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 4. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2006. p. 159-190.
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática 3o e 4o ciclos: Matemática. Brasília: MEC, 1998.
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática 3o e 4o ciclos: Matemática. Brasília: MEC, 2001.
COMENIUS. Didática Magna. Tradução: Ivone Castilho Benedetti. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
D’AMORE, B. Elementos de Didática da Matemática. Tradução: Maria Cristina Bonami. São Paulo: Editora e Livraria da Física, 2007.
FERNANDES, D., LESTER, F. JR., BORRALHO, A & VALE, I. Resolução de Problemas na Formação Inicial de Professores de Matemática: múltiplos contextos e perspectivas. Grupo de Investigação em Resolução de Problemas. Aveiro, Portugal: Grafis – Coop. De Artes Gráfica, 1997.
NACARATO, A. M.; MENGALI, B. L. S.; PASSOS, C. L. B. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Coleção Tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
NCTM, Principles and Standards for School Mathematics. Reston, VA: National Council of Teachers of Mathematics, 2000.
NUNES, C. B. O Processo Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Geometria através da Resolução de Problemas: perspectivas didático matemáticas na formação inicial de professores de matemática. 2010. 430 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2010.
ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Educação Matemática no Ensino Superior: Pesquisas e Debates. In: FROTA, M. C. R.; NASSER, L. (Org.). Coleção SBEM. Vol. 5. Recife: SBEM, 2009a. p. 169-187.
ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Um trabalho com concepções errôneas na Licenciatura em Matemática através da resolução de problemas. In: II CONGRESSO DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA, 2009, São Paulo. Anais... São Paulo, Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2009b. p. 1-10.
ONUCHIC, L. R. Ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V. (org.). Pesquisa em Educação Matemática: Concepções & Perspectiva. São Paulo: Editora UNESP, 1999. p. 199-220.
PONTE, J. P. Didáticas específicas e construção do conhecimento profissional. In: TAVARES, J.; PEREIRA, A.; PEDRO, A. P. & SÁ, H. A. (Ed.). Investigar e Formar em Educação: Actas do IV Congresso da SPCE. Porto: SPCE, 1999. p. 1-17.
ROMBERG, T. A. Perspectives on scholarship and research methods. In: GROUWS, D. A. Handbook of Research on Mathematics Teaching and Learning. New York: Macmillan Publishing and Company, cap. 3, 1992, p. 49-64.
STANICK, G. M. A.; KILPATRICK, J. Historical Perspectives on Problem Solving in the Mathematics Curriculum. In: CHARLES, R. I.; SILVER, E. A. (Ed.) The Teaching and Assessing of Mathematical Problem Solving: Research Agenda for Mathematics Education, vol. 3, Lawrense Erlbaum Associates. National Council of Teachers of Mathematics, 1989, p.1-22.
VAN DE WALLE, J. A. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Tradução: Paulo Henrique Colonese. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.