Prática Pedagógica a partir da aplicação de atividades contextualizadas sobre o tratamento de água no Ensino de Química e Educação Ambiental

Autores

  • Irene de Lacerda Ramos Universidade Cruzeiro do Sul
  • Tomás Noel Herrera Vasconcelos Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v6i3.846

Palavras-chave:

Prática Pedagógica, Educação Ambiental, Ensino de Química, Tratamento de Água

Resumo

Resumo

 O trabalho com temáticas ambientais nas abordagens educativas pode receber grande apoio de atividades práticas contextualizadas, pois propõe uma relação mais consistente entre o conteúdo a ser estudado e o cotidiano do aluno na busca da promoção de reflexões e ações que favoreçam a formação dos futuros cidadãos. Neste trabalho optou-se por desenvolver o tema “Água” por meio de uma contextualização interdisciplinar, fundamentada nos conceitos de Química envolvidos no tratamento de água. O objetivo foi promover o aprendizado referente ao tratamento de água no contexto do Ensino de Química e de Educação Ambiental, a partir da aplicação de um kit didático simulador do teste de jarros, construído com materiais reutilizados, para demonstração em espaços educativos. Foi desenvolvida uma atividade pedagógica composta por diversas modalidades didáticas a grupos distintos de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II e 1º ano do Ensino Médio, onde foi promovida uma palestra interativa, com funcionamento concomitante do kit, além da aplicação de questionários prévios e posteriores. Interligar concepções e ações científico-pedagógicas com uma abordagem dinâmica possibilitou uma visão ampliada de que a aprendizagem sobre o tratamento de água pode ser potencializada com atividades didáticas contextualizadas motivadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALLARDICE, P. et al. Salve o meio ambiente: 1001 idéias para pôr em prática atitudes ecológicas que vão fazer a diferença na sua vida. Tradução C. Menezes et al. Rio de Janeiro: Reader’s Digest, 2006.

BERNA, V. S. D. Como fazer educação ambiental. São Paulo: Paulus, 2001.

BRASIL. Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde. Portaria 2914/11 do Ministério da Saúde. 2011. Disponível em: <http://www.funasa.gov.br>. Acesso em: 8 mar. 2013.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília, DF, 1997.

BUENO, S. G.; SILVA, A. F. A. Ácidos e bases em uma proposta contextualizada e significativa. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 14., Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR: UFPR, 2008.

CACHAPUZ, A. et al. (Org.). A necessária renovação do ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 26. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000.

PHILIPPI JR., A.; PELICIONI, M. C. F. Educação ambiental: desenvolvimento de cursos e projetos. 2. ed. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002.

RAMOS, I. L. Construção e aplicação de um equipamento de teste de jarros didático no contexto do ensino de Química e de Educação Ambiental. 2010. Dissertação (Mestrado), São Paulo, 2010.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Proposta curricular para o ensino de Ciências e programas de saúde: 1º Grau. 3. ed. São Paulo, 1988.

SÃO PAULO. Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. Programa de uso racional da água. 2009. Disponível em: <http://www.sabesp.com.br>. Acesso em: 12 jan. 2010.

VARGAS, E. V. A água, a lei, a política... e o meio ambiente. Revista Brasileira de Política Internacional. Brasília, DF, v. 48, n. 1, p. 218-221, jun. 2005.

VASK, J. Carta de 2070. In: Cronica de los tiempos, Chile: [S.n.], 2002.

VIANNA, M. R. Hidráulica aplicada às estações de tratamento de água. 3. ed. Belo Horizonte, MG: Imprimatur, 1997.

Downloads

Publicado

2015-10-27

Como Citar

RAMOS, I. de L.; VASCONCELOS, T. N. H. Prática Pedagógica a partir da aplicação de atividades contextualizadas sobre o tratamento de água no Ensino de Química e Educação Ambiental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 72-90, 2015. DOI: 10.26843/rencima.v6i3.846. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/846. Acesso em: 29 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)