Aprendizagens para o ensino de Matemática: um estudo de caso na realização do estágio curricular supervisionado do Curso de Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v4i2.827

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Formação de Professores, Estágio Curricular

Resumo

Este artigo apresenta as considerações e análises de um estudo de caso, recorte de uma tese de doutorado composta por cinco estudos de caso que investiga a aprendizagem manifestada por cinco estagiários de um curso de Pedagogia de uma Universidade da cidade de São Paulo, com registro em portfólios e decorrentes das observações realizadas nesses estágios, no que se refere ao ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir do método de estudo de caso, apresentamos aqui a análise do portfólio de um dos sujeitos da pesquisa, a partir dos registros que contêm suas narrativas pessoais, as relações com a Matemática, a participação no grupo de pesquisa do Programa Observatório da Educação, a formação para ensinar Matemática, a realização do estágio e as relações estabelecidas com os conteúdos aprendidos no curso de graduação, nas disciplinas relativas ao ensino de Matemática. A questão das aprendizagens manifestadas é analisada com base em teóricos que discutem a formação de professores, o ensino de Matemática, os estágios curriculares e os portfólios como instrumentos de avaliação da aprendizagem. As considerações finais mostram as aprendizagens proporcionadas à formação da estagiária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CHAMOSO José Ma Sánchez; CÁCERES, Ma José Garcia; AZCÁRATE, Pilar Goded. Conferencia paralela: La reflexión como elemento de formación docente en matemáticas: análisis e instrumentos. XIII C l AE M-1 AC M E, Recife, Brasil, 2011. Disponível em http://www.cimm.ucr.ac.cr/ocs/index.php/xiii_ciaem/xiii_ciaem/paper/viewFile/2735/1151

CURI, Edda. A Matemática e os professores dos anos iniciais. São Paulo: Musa Editora, 2005. – (Biblioteca aula Musa educação matemática; v.2).

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Trad. Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, 1998.1998.

LUDKE, Menga & ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, Editora Pedagógica e Universitária,1986.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: As abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

NACARATO, Adair Mendes. A formação do professor de matemática: práticas e pesquisa. REMATEC - Revista de Matemática, Ensino e Cultura/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte. -Ano 1 n.1 (jul/Nov.2006). - Natal, RN: EDUFRN - editora da UFRN, 2006.

PIMENTA, Selma Garrido (org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

PONTE, João Pedro. Estudos de caso em educação matemática. Bolema. 2006. 25, 105-132

SCHÕN, Donald A. Educando O Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SHULMAN, Lee. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Research, n.15(2), p.4-14, 1986.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2013-07-01

Como Citar

NASCIMENTO, J. de C. P. do; CURI, E. Aprendizagens para o ensino de Matemática: um estudo de caso na realização do estágio curricular supervisionado do Curso de Pedagogia. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 75-90, 2013. DOI: 10.26843/rencima.v4i2.827. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/827. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2