Aprendizagens para o ensino de Matemática: um estudo de caso na realização do estágio curricular supervisionado do Curso de Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v4i2.827

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Formação de Professores, Estágio Curricular

Resumo

Este artigo apresenta as considerações e análises de um estudo de caso, recorte de uma tese de doutorado composta por cinco estudos de caso que investiga a aprendizagem manifestada por cinco estagiários de um curso de Pedagogia de uma Universidade da cidade de São Paulo, com registro em portfólios e decorrentes das observações realizadas nesses estágios, no que se refere ao ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir do método de estudo de caso, apresentamos aqui a análise do portfólio de um dos sujeitos da pesquisa, a partir dos registros que contêm suas narrativas pessoais, as relações com a Matemática, a participação no grupo de pesquisa do Programa Observatório da Educação, a formação para ensinar Matemática, a realização do estágio e as relações estabelecidas com os conteúdos aprendidos no curso de graduação, nas disciplinas relativas ao ensino de Matemática. A questão das aprendizagens manifestadas é analisada com base em teóricos que discutem a formação de professores, o ensino de Matemática, os estágios curriculares e os portfólios como instrumentos de avaliação da aprendizagem. As considerações finais mostram as aprendizagens proporcionadas à formação da estagiária.

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Referências

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Publicado

2013-07-01

Como Citar

NASCIMENTO, J. de C. P. do; CURI, E. Aprendizagens para o ensino de Matemática: um estudo de caso na realização do estágio curricular supervisionado do Curso de Pedagogia. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 75–90, 2013. DOI: 10.26843/rencima.v4i2.827. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/827. Acesso em: 31 maio. 2023.

Edição

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