Análise de erros em Geometria: uma investigação com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Autores

  • Rafael Schilling Fuck Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v4i2.823

Palavras-chave:

Análise de erros, Ensino de Geometria, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

Neste artigo, apresenta-se uma investigação qualitativa, a fim de responder ao seguinte problema: quais são os tipos de erros mais frequentes em questões de área e perímetro de quadrados e retângulos, cometidos por alunos de EJA e PROEJA? Para atender ao objetivo da pesquisa, aplicou-se um teste com 34 alunos e os principais resultados foram: ausência de relação dos conceitos de área e perímetro com o contexto; desconhecimento da característica dos quadrados referente à assertiva de que todos os lados do polígono apresentam a mesma medida; confusão nas operações matemáticas envolvidas nos cálculos de área e perímetro; equívocos conceituais das grandezas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-07-01

Como Citar

FUCK, R. S. Análise de erros em Geometria: uma investigação com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 16-36, 2013. DOI: 10.26843/rencima.v4i2.823. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/823. Acesso em: 5 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos