Avaliação sobre as causas da evasão escolar no Ensino Superior: estudo de caso no curso de Licenciatura em Física no Instituto Federal do Maranhão

Autores

  • João Batista Almeida Universidade Cruzeiro do Sul
  • Juliano Schimiguel Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v2i2.64

Palavras-chave:

Evasão no Ensino Superior, Ensino de Física, Licenciatura em Física

Resumo

A evasão tem sido apontada como um grave fenômeno que se configura como parte integrante do fracasso escolar. A presente pesquisa busca avaliar as possíveis causas da evasão escolar no ensino superior, em especial voltada para o curso de licenciatura em Física do Centro Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). As taxas de desistências dos estudantes que ingressam no curso de Física licenciatura do IFMA são preocupantes, exatamente num momento que segundo dados oficiais a carência de professores dessa área é muito grande. Buscou-se a investigação das possíveis causas que levaram os alunos à evasão a partir das informações coletadas junto aos alunos evadidos, através de aplicação de questionários e dados repassados pela diretoria de ensino superior da Instituição (DESU). Vários foram os motivos expostos pelos entrevistados para justificar a interrupção no transcorrer normal de seus estudos, muitos vistos na literatura sobre o assunto. Portanto, não foi possível identificar um único elemento que pudesse ser considerado como principal para a evasão dos alunos investigados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei, Decretos. Lei n.9394, de 10 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília.

COMISSÃO ESPECIAL DE ESTUDO DE EVASÃO. Diplomação, Retenção e evasão nos cursos de graduação em Instituições de Ensino Superior Públicas. Avaliação, V. 1, N.2, 1996.

LOCH, João Matias; REIS, Dálcio Roberto. Os desafios para a gestão de Faculdades Privadas frente a expansão de Ensino Superior Privado: Um Estudo Em Curitiba e Região Metropolitana. In: IV Colóquio Internacional Gestão Universitária na América do Sul. Anais, Florianópolis: 2004.

PERRENOUD, Philip. La universitat entre la transmissión de coneixements i el desenvolupament de competències. Quaderns de docència universitària (Institut de Ciències de l'Educación de la Universitat de Barcelona), n° 5, pp. 27-52 [2006_02]

RAMOS, S.G &LIMA, E.R. (1996). O secundarista e o proceso de escolha da profissão. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 185(77). 191-219.

RISTOFF.D.I. 1996. Princípios do programa de avaliação institucional. Avaliação. Raies, Campinas, ano l, n.1, Revista da Rede de Avaliação Institucional de Educação Superior, Campinas, S.P, n.1, V.1,1996.

TINTO, V. Dropout from higher education: a theoretical synthesis of recent research. Review of Educational Research, 45, 89-125, 1975.

TINTO, V. Leaving College: rethinking the causes and cures of student attrition. 2 ed. Chicago: University of Chicago Press, 1993

SOARES, D.P.H. (2002). A escolha profissional: do jovem ao adulto. São Paulo: Summus.

Downloads

Publicado

2011-07-01

Como Citar

ALMEIDA, J. B.; SCHIMIGUEL, J. Avaliação sobre as causas da evasão escolar no Ensino Superior: estudo de caso no curso de Licenciatura em Física no Instituto Federal do Maranhão. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 167-178, 2011. DOI: 10.26843/rencima.v2i2.64. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/64. Acesso em: 27 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>