A inclusão da Informática no Ensino Básico: um relato de experiência docente

  • Laís Falcade Faculdade Alternativa de Santo Augusto
  • Andressa Falcade Faculdade Alternativa de Santo Augusto
  • Ana Paula Rodrigues Kuhls Lemos Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Marcia Maria Brisch Schneider Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio João
Palavras-chave: PIBID, Informática Educativa, Tecnologias

Resumo

Este trabalho está inserido no projeto “A Inclusão Digital e o Uso da Informática em Benefício da Educação Básica”, e tem como objetivo principal a inclusão da informática nas disciplinas básicas do ensino fundamental. É desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio João pelos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Computação, oriundos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus Santo Augusto. É importante destacar que além das experiências de sala de aula, há ainda a troca de conhecimento entre os bolsistas, professores da escola e orientadores do projeto. Essa troca permite uma relação entre a teoria e a prática de cada realidade tornando os envolvidos mais críticos, observadores, profissionais preparados e dispostos a produzir um ensino de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANGELOTTI, Edna Maria de Souza. BARROS, Rui Marcos de Oliveira. O uso de jogos educativos eletrônicos no ensino dos números negativos. www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/231-4.pdf Acesso em 15 de março de 2011.

LOCATELLI, Andrea. Pesquisa Sobre Os Saberes Docentes. Estágio Supervisionado- 2005/02, UFES. Disponível em http://www.ppge.ufes.br/dissertacoes/2007/ANDREA%20BRAND%C3O%20LOCATELLI.pdf Acesso em 29 de novembro de 2010.

MORAN, José Manuel. Ensino e Aprendizagem Inovadores com Tecnologias. Revista Informática na Educação: teoria & prática. Porto Alegre Vol.3 N.1 setembro de 2000 UFGRS, p. 137 - 144. Disponível em www.eca.usp.br/prof/moran/inove.htm Abcesso em 17 de agosto de 2011.

PERRENOUD, Philippe (2002). As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed Editora.

PORTAL DO MEC. http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=467&id=233&option=com_content&view=article Acesso em 04 de março de 2012.

TAJRA, Sanmya Feitosa (2008). Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. 8. ed. Ver. E ampl. – São Paulo: Érica.

REGO, Teresa Cristina (2000). Vygotsky – Uma perspectiva histórico-cultural da educação. 9. ed. Petrópolis: Vozes.

ZEICHNER, Kenneth (1993). A formação reflexiva do professor. Idéias e Práticas. Lisboa: EDUCA

Publicado
2011-07-01
Como Citar
FALCADE, L.; FALCADE, A.; LEMOS, A. P.; SCHNEIDER, M. A inclusão da Informática no Ensino Básico: um relato de experiência docente. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 2, n. 2, p. 155-166, 1 jul. 2011.
Seção
Artigos Gerais