A inclusão da Informática no Ensino Básico: um relato de experiência docente
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v2i2.63Palavras-chave:
PIBID, Informática Educativa, TecnologiasResumo
Este trabalho está inserido no projeto “A Inclusão Digital e o Uso da Informática em Benefício da Educação Básica”, e tem como objetivo principal a inclusão da informática nas disciplinas básicas do ensino fundamental. É desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio João pelos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Computação, oriundos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus Santo Augusto. É importante destacar que além das experiências de sala de aula, há ainda a troca de conhecimento entre os bolsistas, professores da escola e orientadores do projeto. Essa troca permite uma relação entre a teoria e a prática de cada realidade tornando os envolvidos mais críticos, observadores, profissionais preparados e dispostos a produzir um ensino de qualidade.
Downloads
Referências
ANGELOTTI, Edna Maria de Souza. BARROS, Rui Marcos de Oliveira. O uso de jogos educativos eletrônicos no ensino dos números negativos. www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/231-4.pdf Acesso em 15 de março de 2011.
LOCATELLI, Andrea. Pesquisa Sobre Os Saberes Docentes. Estágio Supervisionado- 2005/02, UFES. Disponível em http://www.ppge.ufes.br/dissertacoes/2007/ANDREA%20BRAND%C3O%20LOCATELLI.pdf Acesso em 29 de novembro de 2010.
MORAN, José Manuel. Ensino e Aprendizagem Inovadores com Tecnologias. Revista Informática na Educação: teoria & prática. Porto Alegre Vol.3 N.1 setembro de 2000 UFGRS, p. 137 - 144. Disponível em www.eca.usp.br/prof/moran/inove.htm Abcesso em 17 de agosto de 2011.
PERRENOUD, Philippe (2002). As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed Editora.
PORTAL DO MEC. http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=467&id=233&option=com_content&view=article Acesso em 04 de março de 2012.
TAJRA, Sanmya Feitosa (2008). Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. 8. ed. Ver. E ampl. – São Paulo: Érica.
REGO, Teresa Cristina (2000). Vygotsky – Uma perspectiva histórico-cultural da educação. 9. ed. Petrópolis: Vozes.
ZEICHNER, Kenneth (1993). A formação reflexiva do professor. Idéias e Práticas. Lisboa: EDUCA
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.