A experimentação e a superação dos obstáculos epistemológicos no processo de compreensão da estrutura da matéria

Autores

  • Ademir de Jesus Silva Júnior Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Edson José Wartha Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v2i2.62

Palavras-chave:

Natureza da matéria, Experimentação, Intervenção pedagógica

Resumo

O presente trabalho procura verificar a eficiência da experimentação como forma de intervenção pedagógica nas concepções apresentadas pelos estudantes - que já concluíram o Ensino Médio ou estão concluindo - sobre a estrutura da matéria, antes e após o desenvolvimento de atividades experimentais nas aulas de Química, durante o estudo da estrutura da matéria. Neste trabalho, foi possível verificar que após todas as intervenções, 65% dos alunos já apresentavam ideia de partículas e espaços vazios em seus modelos explicativos sobre estrutura da matéria. Por outro lado, 35% continuaram apresentando uma visão contínua da matéria, evidenciando resistências ao abandonar suas ideias iniciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Trad. Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BROOK, A. BRIGGS H.; DRIVER,R. Aspects of Secondary Students Understanding of the Particulate Nature of Matter. Inglaterra, 1984.

CHASSOT, A. Catalisando transformações na educação. Ijuí: Editora Unijuí, 1993.

DRIVER, R.; GUESNE, E.; TIBERGUIEN, A. Ideias científicas en la infancia y la adolescencia. Madri: Ed. Morata, 1985.

FURIÓ, C.; FURIÓ, C. Dificultades conceptuales y epistemológicas en el aprendizaje de los procesos químicos. Educación Química, 11(03), 2000.

MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H. Química para o Ensino Médio. Ed. Scipione: São Paulo, 2002.

MORTIMER, E. F. Concepções atomistas dos estudantes. Química Nova na Escola, n. 1, 1995.

NOVICK, S.; NUSSBAUM, J. JUNIOR. High School Pupils understanding of the Particulate Nature of Matter: An Interview study. Science Education, 1978.

PIAGET, J.; INHELDER, B. O desenvolvimento das quantidades físicas na criança: conservação e atomismo. 22 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

Downloads

Publicado

2011-07-01

Como Citar

SILVA JÚNIOR, A. de J.; WARTHA, E. J. A experimentação e a superação dos obstáculos epistemológicos no processo de compreensão da estrutura da matéria. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 144-154, 2011. DOI: 10.26843/rencima.v2i2.62. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/62. Acesso em: 2 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)