O uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no processo de ensino-aprendizagem dos alunos nativos digitais nas aulas de Física e Matemática

  • CARLOS HENRIQUES BARROQUEIRO Instituto Federal São Paulo
  • LUIZ HENRIQUE AMARAL Universidade Cruzeiro do Sul
Palavras-chave: Tecnologias da Informação e da Comunicação, Alunos Nativos Digitais, Processo ensino-aprendizagem, Orientador/mediador, Física e Matemática

Resumo

Esta pesquisa teve como intuito avaliar o uso das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) no processo de ensino-aprendizagem dos alunos nativos digitais nas aulas de Física e Matemática do ensino médio integrado. A utilização das TICs foi analisada de acordo com as teorias da educação, sendo que o uso na educação é importante para a nova geração de alunos nativos digitais que vivem conectados à internet. As TICs podem propiciar uma melhora no processo ensino-aprendizagem desses discentes. Para que isso ocorra, os professores precisam se capacitar nas tecnologias inteligentes. A pesquisa realizada foi qualitativa utilizando Análise de Conteúdo nas questões abertas sobre o uso das TICs. Os respondentes foram os alunos do ensino médio integrado do campus Cubatão e os professores do Instituto Federal São Paulo. O resultado indica que o uso das TICs nas aulas de Física e Matemática poderá trazer uma maior motivação às aulas, uma participação mais efetiva dos alunos e uma melhora acentuada na aprendizagem. A implantação das TICs nos processos de ensinoaprendizagem implica em mudanças nas atitudes e ações, pois o professor deixa de ser um transmissor de conhecimentos e passa a ser um orientador/mediador na formação do conhecimento do aluno, através da busca da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTONIOLI, Leonardo Estatísticas, dados e projeções atuais sobre a internet no Brasil (2011). Disponível em: HTTP://tobeguarany.com/internet_no_brasil.php. Acesso em: 22/10/2011.

AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

BALANSKAT, Anja; BLAMIRE, Roger and KEFALA, Stella The ICT Impact Report: A review of studies of ICT impact on schools in Europe, 2006. Disponível em: http://ec.europa.eu/education/pdf/doc254_en.pdf. Acesso em: 20/10/2011.

COUTINHO, Clara P. ICT in Education in Portugal: A Review of 15 Years of Research. Information and Communication Technology Changing Education. India, The Icfai University Press, 2009. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9996/1/SCAN0002.pdf. Acesso em: 10/10/2011.

FARAHANI, Alireza Jalali E-learning: A New Paradigm in Education. Information and Communication Technology Changing Education. India, The Icfai University Press, 2009. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9996/1/SCAN0002.pdf. Acesso em: 10/10/2011.

F/NAZCA F/Nazca diz que o Brasil tem 81,3 milhões de internautas (2010). Disponível em: HTTP://www.adnews.com.br Acesso em: 22/10/2011.

FOUNDATIONS of Assessment, Committee Knowing What Students Know: The Science and Design of Educational Assessment (2001). Disponível em: HTTP://www.nap.edu/catalog/10019.html Acesso em: 28/09/2011.

FRANCO, Maria L. P. B. Análise de Conteúdo. 3ª. ed., Brasília: Liber Livro Editora, 2008.

FREIRE, Paulo R. N. Carta de Paulo Freire aos professores. Revista de Estudos Avançados, vol. 15, n. 42, São Paulo, may/aug., 2001. Disponível em: HTTP://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-401. Acesso em: 02/11/2010.

FREIRE, Paulo R. N. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

IEEE Learning Tecnology Standard Committee (LSTC). (2000). In: WG12 – Learning Object Metadata. Disponível em: HTTP://ieeeltsc.org. Acesso em: 01/10/2011.

INEP/MEC. Disponível em: HTTP://www.inep.gov.br. Acesso em: 21/10/2011.

KIM, Kyong-Jee and BONK, Curtis J. The future of online Teaching and Learning in Higher Education. Information and Communication Technology Changing Education. India, The Icfai University Press, 2009. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9996/1/SCAN0002.pdf. Acesso em: 10/10/2011.

LÉVY, Pierre As Tecnologias da Inteligência – O futuro do pensamento na Era da Informática. Tradução Carlos Irineu da Costa. Disponível em: HTTP://www.4shared.com/docement/Cok2v8h9/AsTecnologias_da_Inteligencia.htm. Acesso em: 28/08/2011.

LÉVY, Pierre Cibercultura. Tradução: Carlos Irineu da Costa. 3ª. ed., São Paulo: Editora 34, 2010.

LÉVY, Pierre O futuro da investigação sobre redes sociais. CIRS – Conferência Internacional sobre Redes Sociais, março de 2010.

MIRANDA, Guilhermina Lobato The limits and possibilities of ICT in Education. Information and Communication Technology Changing Education. India, The Icfai University Press, 2009. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9996/1/SCAN0002.pdf. Acesso em: 10/10/2011.

PRENSKY, M. Digital Game-Based Learning. New York: McGraw Hill, 2001.

PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants. From On the Horizon. MCB University Press, Vol. 9, N° 5, october, 2001. Disponível em: HTTP://www.marcprensky.com/writing/Prensky-DigitalNatives,DigitalImmigrants-Part1.pdf Acesso em: 23/09/2011.

RECUERO, Raquel Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

SAKATE, Marcelo e SBARAI, Rafael O Facebook engole o mundo. Revista VEJA, PP. 76 a 79, 8 de fevereiro de 2012.

SILVA, Cleder T. A. & GARÍGLIO, José A. A formação continuada de professores nas políticas públicas de inclusão digital. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Disponível em: HTTP://www.senept.cefetmg.br/galerias/.../anais/.../TerxaTema3Poster10.pdf. Acesso em: 20/10/2009.

TAPSCOTT, Don A Hora da Geração Digital. São Paulo: Editora Agir, 2010.

TAPSCOTT, Don e WILLIAMS, Antony D. Innovating the 21st-Century University: It’s Time! Educause Review, vol. 45, n° 1, January/February, 2010.

TOURÉ, Hamadoun Número de internautas já passa de 2 bilhões, afirma ONU (2011). Disponível em: HTTP://oglobo.globo.com. Acesso em: 20/09/2011.

VYGOSTKY, Lev S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Publicado
2011-07-01
Como Citar
BARROQUEIRO, C.; AMARAL, L. O uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no processo de ensino-aprendizagem dos alunos nativos digitais nas aulas de Física e Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 2, n. 2, p. 123-143, 1 jul. 2011.
Seção
Artigos Gerais