Situações do futebol e a Física: conexões possíveis

Autores

  • André Coelho Silva Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v5i1.584

Palavras-chave:

Futebol, Proposta Didática, Ensino Médio, Esportes

Resumo

Muitos autores têm sugerido abordagens que possam vir a ampliar a participação dos estudantes em sala de aula. Mais especificamente no que diz respeito ao ensino de física, uma das possibilidades é relacionar os conteúdos dessa disciplina a situações que ocorrem nos esportes. Neste trabalho, ao optar por investigar possíveis relações entre a física e o futebol, além de realizar uma revisão de literatura acerca de estudos que procuraram tecer comentários e/ou sugerir atividades que abordem possíveis aspectos dessa relação, sugiro três atividades em que procuro utilizar conceitos da física para elucidar elementos inerentes a esse esporte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, C. E.; RUBINI, G. A aerodinâmica da bola de futebol. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 26, n. 4, p. 297-306, 2004. Disponível em: <http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/040701.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2013.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

DAYRELL, J. A escola como espaço sócio-cultural. In: Dayrell, J. (org.) Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996.

DELFIM, T. F.; JESUS, V. L. B. O problema da simultaneidade na lei do impedimento do futebol. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 4, p. 1-5, 2011. Disponível em: <http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/334308.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2013.

DIAS, A. C. G.; BARLETTE, V. E.; MARTINS, C. A. G. A opinião de alunos sobre as aulas de eletricidade: uma reflexão sobre fatores intervenientes na aprendizagem. Experiências em Ensino de Ciências, v. 4, n. 1, p. 107-117, 2009. Disponível em: <http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID76/v4_n1_a2009.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2013.

FOUREZ, G. Crise no ensino de ciências? Investigações em Ensino de Ciências, v. 8, n. 2, p. 109-123, 2003. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID99/v8_n2_a2003.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2013.

GOMES, M. A. F.; PARTELI, E. J. R. A Física nos Esportes. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 23, n. 1, p. 10-18, 2001. Disponível em: <http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/v23_10.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2013.

HENNEKAM, W. The speed of a cyclist. Physics Education, v. 25, n. 3, p. 141-146, 1990. Disponível em: <http://iopscience.iop.org/0031-9120/25/3/001>. Acesso em: 01 mar. 2013.

HENNEKAM, W.; GOVERS, M. The freewheeling cyclist. Physics Education, v. 31, n. 5, p. 320-328, 1996. Disponível em: <http://iopscience.iop.org/0031-9120/31/5/023>. Acesso em: 01 mar. 2013.

IRESON, G. Beckham as physicist? Physics Education, v. 36, n. 1, p. 10-13, 2001. Disponível em: <http://iopscience.iop.org/0031-9120/36/1/301>. Acesso em: 01 mar. 2013.

JAMES, D. The physics of winning - engineering the world of sport. Physics Education, v. 43, n. 5, p. 500-505, 2008. Disponível em: <http://iopscience.iop.org/0031-9120/43/5/006>. Acesso em: 01 mar. 2013.

JÚDICE, R.; VELOSO JÚNIOR, V. C. Rapel e Física – Uma dupla premiada. A física na escola, v. 3, n. 1, p. 5-7, 2002. Disponível em: <http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol3/Num1/a03.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2013.

MACHADO, L. P. S.; POTIGUAR, F. Q. Colisão inelástica com rotação relativa de um objeto de simetria esférica em um plano. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 3, p. 700-714, 2011. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2011v28n3p700>. Acesso em: 01 mar. 2013.

MEDEIROS, A. A física nas transmissões esportivas: uma mecânica de equívocos. A física na escola, v. 5, n. 1, p. 7-14, 2004. Disponível em: <http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol5/Num1/v5n1a03.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2013.

PARKER, K. Use of force platforms in physics and sport. Physics Education, v. 36, n. 1, p. 18-22, 2001. Disponível em: <http://iopscience.iop.org/0031-9120/36/1/30>. Acesso em: 01 mar. 2013.

RICARDO, E. C.; CUSTÓDIO, J. F.; REZENDE JUNIOR, M. F. A tecnologia como referência dos saberes escolares: perspectivas teóricas e concepções dos professores. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 1, p. 135-147, 2007. Disponível em: <http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/060701.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2013.

SANTIAGO, R. B.; MARTINS, J. C. A interpretação física de um golpe do karatê: o Gyaku- zuki. A física na escola, v. 10, n. 2, p. 19-21, 2009. Disponível em: <http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol10/Num2/a06.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2013.

SPATHOPOULOS, V. C. A physics heptathlon: simple models of seven sporting events. Physics Education, v. 45, n. 6, p. 594-601, 2010. Disponível em: <http://iopscience.iop.org/0031-9120/45/6/003>. Acesso em: 01 mar. 2013.

ZANETIC, J. Física também é cultura. Tese (doutorado) - Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo, SP. 1989.

Downloads

Publicado

2014-01-01

Como Citar

SILVA, A. C. Situações do futebol e a Física: conexões possíveis. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 63-75, 2014. DOI: 10.26843/rencima.v5i1.584. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/584. Acesso em: 27 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos