Explorando o conceito de magnetismo com alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância da UFAL: reflexões sobre o uso de experimentos didáticos no ensino de Ciências da Natureza nos Anos Iniciais da Educação Básica

  • Thaís Freitas de Resende Colégio Contato de Maceió
  • Elton Casado Fireman Universidade Federal de Alagoas
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Estratégia Didática, Atividades Experimentais, Professores em Formação, Anos Iniciais

Resumo

O presente trabalho analisa a aplicação de uma estratégia didática destinada à promoção de atividades experimentais envolvendo diversos conceitos de magnetismo por meio de uma oficina para os professores em formação utilizando kits de baixo custo. A sequência didática proposta sugeriu aos professores a superação da Pedagogia Tradicional em favor de uma abordagem centrada no sujeito valorizando seus processos reflexivos em aulas de Ciências, aprimorando seus conhecimentos no que diz respeito ao Ensino de Física dando a possibilidade de desenvolver a participação ativa dos alunos favorecendo na formulação de hipóteses, na análise das ideias e na contextualização dos argumentos. Como resultado, observamos que foi possível propiciar ao aluno a conceituação das propriedades magnéticas do ímã, a partir da realização de atividades experimentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ATAIDE, M. C. E. S.; SILVA, B. V. C. As metodologias de ensino de ciências: contribuições da experimentação e da história e filosofia da ciência. HOLOS, ano 27, v. 4, p. 171-181, 2011.

GALAMBA, Arthur. Henry Armstrong e o ensino por descoberta. Física na Escola, v. 10, n. 2, p. 7-10, 2009.

LAVILLE, C.; DIDONNE, J. A construção do saber: Manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed: Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

SANTOS, Paulo Roberto. O ensino de ciências e a ideia de cidadania. 2006. Disponível em: <http://www.hottopos.com/mirand17/prsantos.htm>. Acesso em: 9 ago. 2013.

SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3ª. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

SCHROEDER, C. A Importância da física nas quatro primeiras séries do ensino fundamental. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 1, p. 89-94, 2007.

Publicado
2014-01-01
Como Citar
RESENDE, T.; FIREMAN, E. Explorando o conceito de magnetismo com alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância da UFAL: reflexões sobre o uso de experimentos didáticos no ensino de Ciências da Natureza nos Anos Iniciais da Educação Básica. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 5, n. 1, p. 76-91, 1 jan. 2014.
Seção
Artigos Gerais