Atividade experimental para demonstração dos fenômenos de reflexão, refração e reflexão total
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v4i1.562Palavras-chave:
Reflexão luminosa, Reflexão total, Atividades experimentais, Ensino de FísicaResumo
Apresenta-se, neste trabalho, a construção de um equipamento didático para realização de uma atividade experimental que visa à demonstração dos fenômenos de reflexão, refração e reflexão total. Esse equipamento possibilita a ressignificação dos saberes e a aproximação dos conceitos estudados em sala de aula com as situações vivenciais dos estudantes. Constitui-se de um arranjo simples e de baixo custo que poderá ser reproduzido nas escolas de ensino fundamental e médio para despertar no estudante a curiosidade e o prazer pela Ciência. Nesse sentido, esse equipamento didático torna-se uma excelente alternativa para enriquecer as aulas de Física da educação básica, uma vez que proporciona situações em que os estudantes podem explorar as demonstrações práticas relacionadas à lei de Snell-Descartes, do ângulo limite e dos fenômenos reflexão total e refração, de forma prática e concreta.
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