Contribuições da pesquisa como eixo nas disciplinas de ensino de Ciências: um estudo sobre ideias de alunos acerca de Química Orgânica
Resumo
Este trabalho procurou identificar concepções ditas alternativas sobre tópicos de química orgânica de alunos do ensino médio da cidade de Barreiras/Bahia. O objeto de análise emergiu da abordagem da pesquisa em sala de aula. Investigou-se tais concepções com base nas etapas da pesquisa em sala de aula: a problematização, a construção de argumentos e a comunicação de resultados. Deste processo evidenciou-se que os alunos do ensino médio pesquisados apresentaram concepções de química orgânica com elementos do vitalismo e de não reatividade dos compostos orgânicos. Além disso, eles tinham a ideia de que qualquer composto contendo carbono era um composto orgânico.
Downloads
Referências
BASTOS, F. Construtivismo e ensino de ciências. In: R. Nardi, Questões atuais no ensino de ciências. São Paulo: Escrituras, p. 9-25, 2002.
BASTOS, F., NARDI, R., DINIZ, R. E., CALDEIRA, A. M. Da necessidade de uma pluralidade de interpretações acerca do processo de ensino e aprendizagem em ciências: revisitando os debates sobre costrutivismo. In: F. Bastos, R. Nardi, R. E. Diniz. Pesquisa em ensino de ciências: contribuições para a formação de professores. São Paulo: Escrituras, p. 9-55, 2004.
CACHAPUZ, A., PRAIA, J., JORGE, M. Da educação em ciência às orientações para o ensino das ciências: um repensar epistemológico. Ciência & Educação, n. 3, p. 363-381, 2004.
DEMO, P. Pesquisa como princípio educativo na universidade. In: R. MORAES e V. LIMA. Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos, Porto Alegre, EDIPUCRS, p. 51-85, 2002.
GAUCHE, R. et al. Formação de professores de química. Química Nova na Escola, v. 27, p. 26-29, 2008.
LARENTIS, A.L; RIBEIRO, M. G. L; PAIVA, L. M. C; CALDAS, L. A; HERBST, M. H; MOURA, M. V. H; DOMONT, G. B; ALMEIDA, R.V. Obstáculos epistemológicos entre pós-graduandos de bioquímica. Ciências e cognição, n.17, p. 76-97, 2012.
MACHADO, A. H., ARAGÃO, R. M. Como os estudantes concebem o estado de equilíbrio químico. Química Nova na Escola, n.4, p. 18-20, 1996.
MORAES, R.; RAMOS, M. GALIAZZI, M.C. (Eds.) Pesquisa em Sala de Aula: Fundamentos e pressupostos. Porto Alegre: PUCRS, 2002.
MORTIMER, E. F. Concepções atomistas dos estudantes. Química Nova na Escola, n.1, p. 23-26, 1995.
MORTIMER, E. F. Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos? Investigações em ensino de ciências, n.1, p. 20-39, 1996.
MORTIMER, E. F., AMARAL, L. O. Quanto mais quente melhor: calor e temperatura no ensino de termoquímica. Química Nova na Escola, n.7, p. 30-34, 1998.
MORTIMER, E. F., MACHADO, A. H. Assessoria pedagógica. In: E. F. Mortimer, A. H. Machado, Química. Vol. único, p. 1-114. São Paulo: Scipione, 2005.
MORTIMER, E. F., MIRANDA, L. C. Transformações: concepções dos estudantes sobre reações químicas. Química Nova na Escola, n.2, p. 23-26, 1995.
PEDUZZI, S. S. Concepções alternativas em mecânica. In: M. Pietrocola, Ensino de física: conteúdo, metodologia e epistemologia em uma concepção integradora. 2. ed. Florianópolis: editora da UFSC, 2005.
POSNER, G. J., STRIKE, K. A., HEWSON, P. W., GERTZOG, W. A. Accomodation of a scientific conception: toward a theory of conceptual change. Science Education, n.66, p. 211-227, 1982.
RAMOS, M. G. Educar pela pesquisa é educar para a argumentação. In: MORAES, R.; LIMA, V. M. Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. Porto Alegre: EDIPUCRS, p. 25-49, 2002.
ROSA, M. I., SCHNETZLER, R. P. Sobre a importância do conceito transformação química no processo de aquisição do conhecimento químico. Química Nova na Escola, n.8, p. 31-35, 1998.
SCHAFFER, D. Z. (2007). Representações sociais de alunos universitários sobre o termo “orgânico”. 2007. 84 f. Dissertação de mestrado – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
SILVA, E. L; SOUZA, F. L; MARCONDES, M. E. Transformações químicas e físicas: um estudo das concepções de um grupo de estudantes do ensino médio. Educación Quimica, p. 114-120, 2008.
SOLOMONS, T.W.G; FRYHLE, C.B. Química orgânica. Tradução MATOS, R.M. 6. ed. v.1. Rio de Janeiro: LTC, 2005.
SOLSONA, N., IZQUIERDO, M. El aprendizaje del concepto de cambio químico en el alumnado de secundaria. Investigación en la Escuela, n. 38, p. 65-75, 1999.
VILCHES, A.; SOLBES, J.; GIL, D. Enfoque CTS y la formación del profesorado. In: MEMBIELA, P. Enzeñanza de las Ciências desde perspectiva Ciencia-Tecnologia- Sociedad. Madri: Narcea, 2001.