Crenças manifestadas por (futuros) professores em relação à Matemática e seu ensino
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v5i1.548Palavras-chave:
Educação Matemática, Formação de Professores, Concepções e CrençasResumo
O presente estudo tem como objetivo analisar as crenças manifestadas por um grupo de (futuros) professores em relação à Matemática e seu ensino. O estudo envolveu estudantes de um programa de formação inicial de professores de uma Universidade Pública do Estado do Maranhão. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, e os dados foram coletados por meio de um questionário, de observações e através da resolução de um problema envolvendo o conteúdo proporcionalidade. Os resultados mostram que os (futuros) professores apresentaram algumas crenças que são fortemente enraizadas em relação à Matemática e seu ensino, assim como em relação ao conteúdo discutido no problema - proporcionalidade, que poderão se refletir em sala de aula com seus (futuros) alunos; por isso, os cursos de formação inicial deveriam discutir e (re)construir essas crenças.
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