Aprendizagem significativa de conceitos de Eletromagnetismo utilizando simulações interativas no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v3i3.532

Palavras-chave:

Simulações, Software EJS, Ensino de Eletromagnetismo

Resumo

Desenvolvemos um hiperdocumento construído com software livre visando apoiar o ensino e a aprendizagem de conceitos de eletromagnetismo. A pesquisa envolveu a elaboração, produção e validação de um Hiperdocumento contendo simulações interativas produzidas com o software EASY JAVA SIMULATIONS, tendo por base as concepções de aprendizagem de David Ausubel. Consideramos ainda os princípios que caracterizam a hipermídia enquanto linguagem que possibilita o acesso não-linear à informação e a apresentação desta com a utilização dos recursos gráficos, sonoros, interativos e de animação do computador, e suas implicações para as práticas de ensino. Identificamos evidências de que a diversidade de elementos de mídia auxiliou os alunos na compreensão dos conceitos e interpretação dos fenômenos. Observamos que o hiperdocumento estruturado nas concepções de aprendizagem de Ausubel auxiliou o desenvolvimento de subsunçores para ancorar a aprendizagem, tornando os alunos participantes ativos na aquisição de informações e construção de novos conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, I. S.; VEIT, E. A. Uma Revisão da literatura sobre Estudos Relativos a Tecnologias Computacionais no Ensino de Física. Rev. ABRAPEC, v. 4, n.3, p. 5-18, 2004.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Editora Interamericana,1980. 623p.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2000. 226p.

GREF. Grupo de Reelaboração do Ensino de Física. Física 3: Eletromagnetismo. São Paulo: EDUSP, 2005.

GREF. Grupo de Reelaboração do Ensino de Física. Leituras de Física: Eletromagnetismo. Instituto de Física – USP, 1998. Disponível em: http://www.bibvirt.futuro.usp.br/textos/ exatas/fisica/gref/gref_index.html Acesso 25 jun. 2010.

HOSOUME, Y.; TOSCANO, C.; MARTINS, J. Eletromagnetismo - GREF: novas formas e conteúdos. In: XII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 12. Belo Horizonte, Anais..., São Paulo: SBF, 1997.

MEDEIROS, A.; MEDEIROS, C. Questões Epistemológicas nas iconicidades de representações visuais em livros didáticos de Física. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v. 1, n. 1, p. 103-117, jun. 2001.

MEDEIROS, A.; MEDEIROS, C. Possibilidades e limitações das Simulações Computacionais no Ensino de Física. Revista Bras. Ensino de Física, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 77-86, Jun., 2002.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa. Brasília: Editora UnB, 1999. 129p.

TAVARES, R.; SANTOS, J. N. Organizador prévio e animação interativa. In: INTERNATIONAL MEETING ON MEANINGFUL LEARNING MARAGOGI, 4, 2003, Alagoas. Anais…, Alagoas: UFPB, 2003.

Downloads

Publicado

2012-10-01

Como Citar

SOARES PEDROSO, L.; ARAÚJO, M. S. T. de. Aprendizagem significativa de conceitos de Eletromagnetismo utilizando simulações interativas no Ensino Médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 512–523, 2012. DOI: 10.26843/rencima.v3i3.532. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/532. Acesso em: 5 jun. 2023.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)