Aprendizagem significativa de conceitos de Eletromagnetismo utilizando simulações interativas no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v3i3.532Palavras-chave:
Simulações, Software EJS, Ensino de EletromagnetismoResumo
Desenvolvemos um hiperdocumento construído com software livre visando apoiar o ensino e a aprendizagem de conceitos de eletromagnetismo. A pesquisa envolveu a elaboração, produção e validação de um Hiperdocumento contendo simulações interativas produzidas com o software EASY JAVA SIMULATIONS, tendo por base as concepções de aprendizagem de David Ausubel. Consideramos ainda os princípios que caracterizam a hipermídia enquanto linguagem que possibilita o acesso não-linear à informação e a apresentação desta com a utilização dos recursos gráficos, sonoros, interativos e de animação do computador, e suas implicações para as práticas de ensino. Identificamos evidências de que a diversidade de elementos de mídia auxiliou os alunos na compreensão dos conceitos e interpretação dos fenômenos. Observamos que o hiperdocumento estruturado nas concepções de aprendizagem de Ausubel auxiliou o desenvolvimento de subsunçores para ancorar a aprendizagem, tornando os alunos participantes ativos na aquisição de informações e construção de novos conhecimentos.
Downloads
Referências
ARAÚJO, I. S.; VEIT, E. A. Uma Revisão da literatura sobre Estudos Relativos a Tecnologias Computacionais no Ensino de Física. Rev. ABRAPEC, v. 4, n.3, p. 5-18, 2004.
AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Editora Interamericana,1980. 623p.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2000. 226p.
GREF. Grupo de Reelaboração do Ensino de Física. Física 3: Eletromagnetismo. São Paulo: EDUSP, 2005.
GREF. Grupo de Reelaboração do Ensino de Física. Leituras de Física: Eletromagnetismo. Instituto de Física – USP, 1998. Disponível em: http://www.bibvirt.futuro.usp.br/textos/ exatas/fisica/gref/gref_index.html Acesso 25 jun. 2010.
HOSOUME, Y.; TOSCANO, C.; MARTINS, J. Eletromagnetismo - GREF: novas formas e conteúdos. In: XII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 12. Belo Horizonte, Anais..., São Paulo: SBF, 1997.
MEDEIROS, A.; MEDEIROS, C. Questões Epistemológicas nas iconicidades de representações visuais em livros didáticos de Física. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v. 1, n. 1, p. 103-117, jun. 2001.
MEDEIROS, A.; MEDEIROS, C. Possibilidades e limitações das Simulações Computacionais no Ensino de Física. Revista Bras. Ensino de Física, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 77-86, Jun., 2002.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa. Brasília: Editora UnB, 1999. 129p.
TAVARES, R.; SANTOS, J. N. Organizador prévio e animação interativa. In: INTERNATIONAL MEETING ON MEANINGFUL LEARNING MARAGOGI, 4, 2003, Alagoas. Anais…, Alagoas: UFPB, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.