Elaboração de material didático mediacional e suas aplicações na Formação Inicial de Professores de Ciências na modalidade a distância
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v3i3.529Palavras-chave:
Ciência-Tecnologia-Sociedade, Formação de Professores, Material didático mediacionalResumo
Este artigo abre espaço para discussões sobre o ensino de ciências naturais do ponto de vista das TIC´s (tecnologias da informação e comunicação) e suas aplicações em ambientes virtuais de aprendizagem. Novos desafios se configuram nos modelos atuais de educação, um deles é a formação de professores de Ciências e o uso de novas tecnologias para promover sua qualificação. Para tanto, novas formas e métodos de ensino se fazem necessários. A elaboração de MDM (material didático mediacional) exige uma atenção especial em sua concepção, seja na linguagem específica para educação a distância, na abrangência, na densidade e na profundidade de conteúdo. A aplicação correta desse MDM pode contribuir para uma formação de professores de qualidade na área das ciências naturais e atingir, ao longo desta formação, a emancipação do licenciando e a difusão das relações entre as CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), preconizadas em documentos oficiais na área da educação, como os Parâmetros Curriculares Nacionais e os Referenciais de Qualidade para Cursos a Distância.