Um blog no cotidiano dos alunos do CEFET- MG sobre coleta seletiva solidária numa perspectiva CTS

  • Beatriz Pinheiro Pinto Universidade Cruzeiro do Sul
  • Sandra Mara Mourão Cardinali Universidade Cruzeiro do Sul
  • Teresa Cristina Melo Garcia Prefeitura Municipal de Belo Horizonte
  • Rita de Cássia Frenedozo Universidade Cruzeiro do Sul
Palavras-chave: Blog, Coleta seletiva, CTS

Resumo

A criação de um blog para divulgar o programa de Coleta Seletiva Solidária nas Instituições Federais de ensino no Brasil teve como objetivo elaborar estratégias de ensino em uma perspectiva CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade, preparando os alunos para o exercício da cidadania, tornando-os críticos, reflexivos, responsáveis e capazes de fazerem conexões com o mundo. O estimulo ao desenvolvimento de projetos sobre Coleta Seletiva nas Instituições Federais de Ensino atende ao cumprimento de uma determinação federal do Decreto Lei nº 5.940/06. Coleta seletiva é um tema relevante dentro de Educação Ambiental e está diretamente ligado ao cotidiano dos cidadãos; porém ocupa pouco espaço nos livros didáticos. No Brasil os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Nacionais para o Ensino Médio (PCN) enfatizam o ensino contextualizado no cotidiano do estudante e com significado para ele. Neste trabalho, um blog educativo sobre coleta seletiva está sendo construído pelos alunos, sob a supervisão dos professores. Algumas características deste blog são: espaço para informações sobre resíduos sólidos, coleta seletiva e reciclagem; jogos, competições e galerias de fotos. A capacidade do instrumento digital em sensibilizar e mobilizar a comunidade escolar para a coleta seletiva solidária está sendo avaliada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BALTAZAR, N.; AGUAGED, I. Weblogs como recurso tecnológico numa nova educação. 4º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Aveiro, Portugal, 2005. Disponível em: www.bocc.ubi.pt/~boccmirror/pag/baltazar-neusa- aguaded-ignaico-weblogs-educacao.pdf. Acesso em: 02 fev 2012.

BRASIL, Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto nº 5.940, de 25 de outubro de 2006: Institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004006/2006/Decreto/D5940.htm. Acesso: 07 jul.2011.

ELCIE, F.S.; MOREIRA,M.A. Aprendizagem Significativa. 1. ed., São Paulo, Vetor Editora, 2008.

ESTEBAN, M. P. S. Pesquisa Qualitativa em Educação. Porto Alegre: AMGH Editora Ltda, 2010.

FRANCO, M. F. Blog Educacional: ambiente de interação e escrita colaborativa. s/d. Disponível em: ceie-sbc.educacao.ws/pub/indexphp/Sbie/article/view/416/402. Acesso em: 02 fev 2012.

GOMES, M. J. Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. VII Simpósio Internacional de Informação Educativa. Escola Superior de Educação de Leiria, PP.311- 315, Portugal, 2005. Disponível em: www.scribd.com/do/23222649/blogs-um-recurso-e- uma-estrategia-pedagogica-Maria-Joao-Gomes. Acesso em:12 maio 2011.

LOPES, A. M. Integração curricular da Internet na sala de aula o papel das webquest e dos blogs.Universidade do Minho, Portugal, 2009. Disponível em: www.uminho.pt/pdf. Acesso em: 18 maio 2011.

MANTOVANI, A. M. Blogs na Educação: construindo novos espaços de autoria na prática pedagógica. UNILASALLE, Canoas, RS, 2006. Disponível em:

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2007.

SANTOS, M. E. V. M. Desafios Pedagógicos para o Século XXI. Lisboa: Livros Horizonte, LDA, 1999.

Publicado
2012-10-01
Como Citar
PINTO, B.; CARDINALI, S.; GARCIA, T.; FRENEDOZO, R. Um blog no cotidiano dos alunos do CEFET- MG sobre coleta seletiva solidária numa perspectiva CTS. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 3, n. 3, p. 654-662, 1 out. 2012.
Seção
Artigos Gerais

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)