Um blog no cotidiano dos alunos do CEFET- MG sobre coleta seletiva solidária numa perspectiva CTS

Autores

  • Beatriz Pinheiro Pinto Universidade Cruzeiro do Sul
  • Sandra Mara Mourão Cardinali Universidade Cruzeiro do Sul
  • Teresa Cristina Melo Garcia Prefeitura Municipal de Belo Horizonte
  • Rita de Cássia Frenedozo Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v3i3.528

Palavras-chave:

Blog, Coleta seletiva, CTS

Resumo

A criação de um blog para divulgar o programa de Coleta Seletiva Solidária nas Instituições Federais de ensino no Brasil teve como objetivo elaborar estratégias de ensino em uma perspectiva CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade, preparando os alunos para o exercício da cidadania, tornando-os críticos, reflexivos, responsáveis e capazes de fazerem conexões com o mundo. O estimulo ao desenvolvimento de projetos sobre Coleta Seletiva nas Instituições Federais de Ensino atende ao cumprimento de uma determinação federal do Decreto Lei nº 5.940/06. Coleta seletiva é um tema relevante dentro de Educação Ambiental e está diretamente ligado ao cotidiano dos cidadãos; porém ocupa pouco espaço nos livros didáticos. No Brasil os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Nacionais para o Ensino Médio (PCN) enfatizam o ensino contextualizado no cotidiano do estudante e com significado para ele. Neste trabalho, um blog educativo sobre coleta seletiva está sendo construído pelos alunos, sob a supervisão dos professores. Algumas características deste blog são: espaço para informações sobre resíduos sólidos, coleta seletiva e reciclagem; jogos, competições e galerias de fotos. A capacidade do instrumento digital em sensibilizar e mobilizar a comunidade escolar para a coleta seletiva solidária está sendo avaliada.

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Publicado

2012-10-01

Como Citar

PINTO, B. P.; CARDINALI, S. M. M.; GARCIA, T. C. M.; FRENEDOZO, R. de C. Um blog no cotidiano dos alunos do CEFET- MG sobre coleta seletiva solidária numa perspectiva CTS. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 654–662, 2012. DOI: 10.26843/rencima.v3i3.528. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/528. Acesso em: 1 abr. 2023.

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