Simulações interativas no ensino de conceitos de Eletromagnetismo
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v3i3.526Palavras-chave:
Simulações, Software EJS, Ensino de EletromagnetismoResumo
Neste trabalho desenvolvemos um hiperdocumento construído com software livre com a finalidade de apoiar o ensino e a aprendizagem de conceitos de Eletromagnetismo no Ensino Médio. A pesquisa envolveu a elaboração, produção e validação de um hiperdocumento que contém simulações interativas produzidas com o software EASY JAVA SIMULATIONS, fundamentadas nas concepções de aprendizagem significativa de David Ausubel. Foram considerados também os princípios fundamentais que caracterizam a hipermídia enquanto linguagem que permite o acesso não-linear à informação e a apresentação desta com a utilização dos recursos gráficos, sonoros, interativos e de animação do computador. Buscamos ainda destacar as implicações do uso desses recursos instrucionais para as práticas de ensino, na medida em que eles podem oferecer expressivas contribuições para as atividades docentes e para a aprendizagem dos estudantes. Nesse sentido, encontramos evidências de que a diversidade de elementos de mídia auxiliou os alunos na compreensão dos conceitos físicos, na fixação do conteúdo e interpretação dos fenômenos eletromagnéticos abordados. Observamos ainda que o hiperdocumento estruturado nas concepções de aprendizagem significativa de Ausubel ajudou no desenvolvimento de subsunçores para apoiar a aprendizagem, tornando esses alunos participantes ativos na aquisição de informações e construção de novos conhecimentos.
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