Simulações interativas no ensino de conceitos de Eletromagnetismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v3i3.526

Palavras-chave:

Simulações, Software EJS, Ensino de Eletromagnetismo

Resumo

Neste trabalho desenvolvemos um hiperdocumento construído com software livre com a finalidade de apoiar o ensino e a aprendizagem de conceitos de Eletromagnetismo no Ensino Médio. A pesquisa envolveu a elaboração, produção e validação de um hiperdocumento que contém simulações interativas produzidas com o software EASY JAVA SIMULATIONS, fundamentadas nas concepções de aprendizagem significativa de David Ausubel. Foram considerados também os princípios fundamentais que caracterizam a hipermídia enquanto linguagem que permite o acesso não-linear à informação e a apresentação desta com a utilização dos recursos gráficos, sonoros, interativos e de animação do computador. Buscamos ainda destacar as implicações do uso desses recursos instrucionais para as práticas de ensino, na medida em que eles podem oferecer expressivas contribuições para as atividades docentes e para a aprendizagem dos estudantes. Nesse sentido, encontramos evidências de que a diversidade de elementos de mídia auxiliou os alunos na compreensão dos conceitos físicos, na fixação do conteúdo e interpretação dos fenômenos eletromagnéticos abordados. Observamos ainda que o hiperdocumento estruturado nas concepções de aprendizagem significativa de Ausubel ajudou no desenvolvimento de subsunçores para apoiar a aprendizagem, tornando esses alunos participantes ativos na aquisição de informações e construção de novos conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, M. S. T., ABIB, M. L. V. S., - Atividades experimentais no Ensino de Física: diferentes enfoques, diferentes finalidades, Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 25, 2, p. 176-194, Junho de 2003.

ARAÚJO, I. S.; VEIT, E. A. Uma Revisão da literatura sobre Estudos Relativos a Tecnologias Computacionais no Ensino de Física. Revista ABRAPEC, v. 4, n.3, p. 5-18, maio/ago, 2004.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, Jo. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Editora Interamericana, 1980.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2000.

GREF. Grupo de Reelaboração do Ensino de Física. Física 3: Eletromagnetismo. São Paulo: EDUSP, 2005.

GREF. Leituras de Física Eletromagnetismo. Instituto de Física – USP, 1998. Disponível em: <http://www.bibvirt.futuro.usp.br/textos/exatas/fisica/gref/gref_index.html> Acesso em 25 jun. 2010.

HOSOUME, Y.; TOSCANO, C.; MARTINS, J. Eletromagnetismo - GREF: novas formas e conteúdos. In: XII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 12. Belo Horizonte, Anais..., São Paulo: SBF, 1997.

MEDEIROS, A.; MEDEIROS, C. Questões Epistemológicas nas iconicidades de representações visuais em livros didáticos de Física. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v. 1, n. 1, p. 103-117, jun. 2001.

MEDEIROS, A.; MEDEIROS, C. Possibilidades e limitações das Simulações Computacionais no Ensino de Física. Revista Brasileira do Ensino de Física, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 77-86, Jun., 2002.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa. Brasília: Editora UnB, 1999.

TAVARES, R.; SANTOS, J. N. Organizador prévio e animação interativa. In: INTERNATIONAL MEETING ON

MEANINGFUL LEARNING MARAGOGI, 4, 2003, Maragogi, Alagoas: UFPB, 2003.

Downloads

Publicado

2012-10-01

Como Citar

PEDROSO, L. S.; ARAÚJO, M. S. T. de. Simulações interativas no ensino de conceitos de Eletromagnetismo. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 635-653, 2012. DOI: 10.26843/rencima.v3i3.526. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/526. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>