O currículo do Estado de São Paulo: o que pensam os professores

Autores

  • Solange de Fátima Dias Universidade Cruzeiro do Sul
  • Carmem Lúcia Costa Amaral Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v3i3.525

Palavras-chave:

Currículo de São Paulo, Química

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar o que os professores de Química que atuam no Ensino Médio pensam a respeito do Currículo do Estado de São Paulo, o qual vem sendo utilizado desde o ano de 2009. Para isso indagamos a esses professores “O que você acha do Currículo de Química proposto pela Secretaria Estadual de Educação?” A análise das respostas a essa indagação nos levou a interpretar as concepções dos professores dentro de três categorias abertas: o currículo escolar, currículo e conteúdo, resistência a proposta curricular. A partir dessas categorias pudemos concluir que para esses professores, o Currículo é uma sequencia de conteúdos e que o Currículo de Química proposto pela Secretaria de Educação não segue a sequência de conteúdos que ele está acostumado a utilizar, levando-o a rejeição e resistência a esse Currículo.

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Publicado

2012-10-01

Como Citar

DIAS, S. de F.; AMARAL, C. L. C. O currículo do Estado de São Paulo: o que pensam os professores. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 627–634, 2012. DOI: 10.26843/rencima.v3i3.525. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/525. Acesso em: 28 nov. 2023.

Edição

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