Construção de Revista Eletrônica Científica mediando processos de ensino-aprendizagem em Biotecnologia e Meio Ambiente: uma abordagem cts no Ensino Técnico CEFET/MG

Autores

  • Sandra Mara Mourão ardinali Universidade Cruzeiro do Sul
  • Beatriz Pinheiro Pinto Universidade Cruzeiro do Sul
  • Teresa Cristina Melo Garcia Prefeitura Municipal de Belo Horizonte
  • Rita de Cássia Frenedozo Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v3i3.524

Palavras-chave:

CTS, Educação, Revista Eletrônica

Resumo

Este trabalho faz parte de uma pesquisa de doutorado desenvolvida com alunos do segundo ano técnicos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET-MG, a fim de despertar o interesse dos alunos pela pesquisa científica em uma abordagem CTS (Ciência, Tecnologia, Sociedade). O interesse dos alunos pelo assunto, bem como pela publicação científica levou à criação de uma revista eletrônica de acesso aberto a BioNews Science Magazine. A revista tem com o objetivo contribuir para a difusão de novos conhecimentos científicos sobre o tema e auxiliar no letramento digital dos alunos. O Currículo Nacional e as Diretrizes Nacionais para o Ensino Médio (Brasil 1999) enfatiza o ensino contextualizado e processo de aprendizagem apoiada pelas experiências significativas diárias. A incorporação de recursos digitais de aprendizagem na educação pretende mobilizar e sensibilizar as pessoas para as questões relacionadas com o avanço da tecnologia. Este trabalho investigou o uso de tecnologias educacionais para desenhar um ensino alternativo e estratégias de aprendizagem sobre questões atuais no campo da Biotecnologia e Meio Ambiente. Os artigos científicos foram escritos pelos alunos sob orientação dos professores com o uso de uma ferramenta digital de aprendizagem. Resultados promissores foram alcançados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-10-01

Como Citar

ARDINALI, S. M. M.; PINTO, B. P.; GARCIA, T. C. M.; FRENEDOZO, R. de C. Construção de Revista Eletrônica Científica mediando processos de ensino-aprendizagem em Biotecnologia e Meio Ambiente: uma abordagem cts no Ensino Técnico CEFET/MG. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 617-626, 2012. DOI: 10.26843/rencima.v3i3.524. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/524. Acesso em: 27 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>