Estudo e análise dos resumos da Revista Eletrônica de Ciências da Educação (REEC), no período de 2009-2011
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v3i3.523Palavras-chave:
Tendências de Pesquisa em Ensino de Ciências, Resumos, Relatório de livrosResumo
Esse artigo traz um levantamento e faz uma análise de tendências das pesquisas publicadas na “Revista Electrónica de Enseñanza de Las Ciencias”. Através da análise sistemática dos resumos publicados no período de 2009 a 2011, utilizou-se, como referencial metodológico o fichamento de 106 resumos, seguindo como diretrizes algumas premissas extraídas dos trabalhos de Kilpatrick (1996); Fiorentini (2001). Os resultados estatísticos mostram resultados tanto positivos como negativos, arriscamos dizer que algumas lacunas são facilmente detectadas em nossa análise quantitativa, da mesma maneira, podemos perceber através dos resultados fortes tendências e, ao mesmo tempo uma convergência para trabalhos voltados a formação de professores.
Downloads
Referências
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: SEMT, 1999.
DUIT, R. Research on students'conceptions: developments and trends. Disponível em: <http://www.mlrg.org/proc3pdfs/Duit_StudentConceptions.pdf.>. Acesso em 20 jan. 2011.
FIORENTINI, D. Mapeamento e balanço dos trabalhos do GT-19 (Educação Matemática) no período de 1998 a 2001. Dispónivel em: <http://www.anped.org.br/reunioes/25/.../mapeamentobalancogt19.doc>. Acesso em: 20 Out. 2011.
KILPATRICK, J. Fincando estacas: uma tentativa de demarcar a Educação Matemática como campo profissional e científico. Zetetiké, v. 4, n. 5, p. 99-120, Jan. 1996.
KRASILCHICK, M. Reformas e realidades o caso do ensino das ciências. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 01, p. 85-93, 2000.
LAVILLE, C; DIONE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte: ARTMED, 1999.
MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de química: professores/pesquisadores. Ijuí: Unijuí, 2000.
PEREIRA, D. D. Prática pedagógica de professores de ciências naturais em Manaus – Brasil: uso de instrumentos didáticos no ensino. 2008. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Amazônia) Universidade do Estado do Amazonas, 2008.
SANTOS, P. R. O ensino de ciências e a idéia de cidadania. Mirandum, v. 10, n. 17, p. 25-34, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.