Redes sociais como ferramentas de apoio à Educação
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v3i3.522Palavras-chave:
Mídias sociais, Redes sociais, Educação, Social medias, Social networks, EducationResumo
Este trabalho apresenta um estudo sobre como as redes sociais, um dos fenômenos atuais de maior sucesso na internet, podem ser utilizadas como ferramentas de apoio e suporte acadêmico, sendo uma extensão às práticas educativas, permitindo a continuidade dos conteúdos ministrados em sala de aula, despertando o interesse dos alunos em participar de atividades de reforço num espaço já conhecido por eles e tornando este ambiente colaborativo, onde professores e alunos possam trocar informações e conhecimentos sobre determinados tópicos ou aprimorar formas de aprendizado com o dinamismo que tais tecnologias podem fornecer à comunidade acadêmica, conseguindo um resultado muitas vezes superior ao que normalmente se atingiria nas salas de aula e ressaltando também a formação do caráter social do aluno como cidadão, pois este estará interagindo neste ambiente de coletivismo.
Downloads
Referências
ABREU, J. CLAUDEIVAN, L. VELOSO, F. GOMES, A. Análise das práticas de colaboração e comunicação: estudo de caso utilizando a rede social educativa Redu. Anais do XXII SBIE XVII WIE. Aracaju: SBC, p. 1246-1255, 2011.
ABREU, M. R. TELES, L. Capítulo 7: Tecnologias Interativas na Aprendizagem em redes sociais online, na ciberarte e na cidadania. In: SOUZA, A. M. De. BARBOSA, J. S. D. BATISTA, D. L. As mídias sociais na Educação. V Colóquio Internacional. “Educação e Contemporaneidade“. Sergipe: Set/2011.
BARÃO, A. SILVA, A. R. da. Aplicação de técnicas de redes sociais para o sucesso educativo. Lisboa, Portugal. p.1-9, 2007.
BARCELOS. G. T; PASSARINO, L. M; BEHAR, P. A. Formação continuada de professores: rede social na internet apoiando uma comunidade de prática. Anais do XXII SBIE XVII WIE. Aracaju: SBC, p. 1118-1127, Nov/ 2011
BRAZ, L. M. SERRÃO, T. PINTO, S. C. C.S. CLUNIE, G. Um mecanismo para a integração entre o LMS Moodle e o site de redes sociais Facebook. Anais do XXII SBIE XVII WIE. Aracaju: SBC, p. 904-913, Nov/ 2011
BOTTENTUIT JUNIOR, J. COUTINHO, C. P. O software social Orkut: estudo da comunidade virtual “Ensino a Distância”. In M. Muñoz et al (coord.). Actas da Conferência Ibero-Americana INTERTIC, Porto 3-5. p. 273-279, Dez/ 2007.
CHATTI, M. A. SRIRAMA, S. KENSCHE, D. CAO, Y. Mobile Web Services for Collaborative Learning. In Wireless, Mobile and Ubiquitous Technology in Education. WMUTE ’06. Fourth IEEE International Workshop on, Washington DC, USA, p.129-133, 2006.
COUTINHO, M. de S. FARBIARZ, A. Redes sociais e educação: uma visão sobre os nativos e imigrantes digitais e o uso de sites colaborativos em processos pedagógicos. III Simposio Hipertexto e Tecnologias na Educação. Anais eletronicos. Pernambuco: 184-p.1-9, 2010.
DOTTA, S. Uso de uma midia social como ambiente virtual de aprendizagem. Anais do XXII SBIE XVII WIE. Aracaju: SBC, p. 610-619, Nov/ 2011.
FIORENTINI, L. M. R. RODRIGUES, M. A. M. Educação Superior à Distância. Brasilia: p.169-201, 2009.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1970.
IBOPE Nielsen Online. Total de pessoas com acesso à internet atinge 77,8 milhões. Disponivel em: <http://www.ibope.com.br/calandraWeb/servlet/CalandraRedirect?temp=5&proj=PortalIBOPE&pub=T&db=caldb&comp=IBOPE+Nielsen+Online&docid=C2A2CAE41B62E75E83257 907000EC04F> Acesso em: 20/ 03/2012.
IBOPE Nielsen Online. Brasileiros caem na rede social. Disponivel em:<http://www.ibope.com.br/calandraWeb/servlet/CalandraRedirect?temp=5&proj=PortalIBOPE&pub=T&db=caldb&comp=IBOPE+Media&docid=39D1E142AFCFDAF88325782400545 EE9> Acesso em: 21/03/2012.
LEVY, P. O que é o virtual? 8ª Reimpressão. São Paulo: Editora 34 Ltda, 2007. MANSUR, A. F. Uebe; CARVALHO, R. A. de; BIAZUS, M. C. V. Rede de Saberes Coletivos (ReSa): um ambiente complexo para aprendizagem acadêmica por meio de redes sociais. Anais do XXII SBIE XVII WIE. Aracaju: SBC, p. 1284-1293, 2011.
MARSICK, V. J.; WATKINS, K. E. Lessons from Incidental and Informal Learning. In Management Learning: Integrating Perspectives in Theory and Practice, edited by J. Burgoyne and M. Reynolds, chapter 17. Thousand Oaks, CA: Sage, 1997.
MINHOTO, P. MEIRINHOS, M. O Facebook como plataforma de suporte à aprendizagem da Biologia. Editora: Instituto Politécnico de Bragança. Biblioteca Digital de IPB, 2011. Disponível em:<http://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/6179 >. Acesso em: 15/02/2012.
MOLINA, M. P; SALES, D. Knowledge transfer and information skills for student centered learning in Spain. Libraries and the Academy, 8(1):53 – 74, 2008.
RACTHAM, P.; FIRPO, D. Using social networking technology to enhance learning in higher education: A case study using Facebook. In Proceedings of the 44th Hawaii International Conference on System Sciences – Hawaii: HICSS.. p. 1-10, Jan/ 2011
SERRÃO, T. BRAZ, L. M. PINTO, S. C. C. S. CLUNIE, G. Construção Automática de redes sociais online no ambiente Moodle. Anais do XXII SBIE XVII WIE. Aracaju: SBC, p. 924-933, Nov/ 2011
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.