Relações e interações dos professores de Ciências e Matemática com as Tecnologias
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v3i3.521Palavras-chave:
O uso das TICs na Educação, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Objetos de AprendizagemResumo
As Tecnologias da Informação e Comunicação sinalizam possíveis transformações e uma reforma nos sistemas de educação; sabe-se que as mídias por si só, tomadas isoladamente, não irão influenciar o desempenho dos estudantes. É com essa crença que neste trabalho objetiva-se investigar como ocorrem as relações e interações dos professores de Ciências e Matemática com as Tecnologias. O trabalho teve uma abordagem qualitativa e os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado a 57 professores que trabalham com o Ensino de Ciências e Matemática no Ensino Médio. Alguns dos resultados foram: a maioria dos professores possui uma relação e interação amigável com a informática e com a internet, entretanto as relações e interações com os Ambientes Virtuais de Aprendizagem e com os Objetos de Aprendizagem são incipientes; alguns professores utilizam tecnologias em seu trabalho docente; recebeu destaque o uso da internet e do e-mail; a maior parte dos professores reconheceu a potencialidade das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem; os professores apontam muitas vantagens e desvantagens para o uso das tecnologias aplicadas à educação.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: A era da informação: economia, sociedade e cultura; v. 1. São Paulo, Paz e Terra, 1999.
FELDKERCHER, Nadiane e MATHIAS, Carmem Vieira. Tecnologias da informação e comunicação aplicadas à educação superior presencial e a distância: o ponto de vista dos professores. Revista Educação & Tecnologia, v. 15. n 3, p. 36-46, set/dez 2010.
HEIDE, Ann & STILBORNE, Linda. Guia do Professor para a Internet - completo e fácil; 2.ed. Porto Alegre, Artes Médicas Sul, 2000.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência; Rio de janeiro, Ed. 34, 1993.
LÉVY, Pierre. Cibercultura; São Paulo, Ed. 34, 1999.
MINAYO, M, C. S. A pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 1986.
MOREIRA, Marco Antonio; MASINI, Elcie F. Salzano. Aprendizagem Significativa: A teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2001.
SHANDHOLTZ et. al.. Ensinando com Tecnologia: criando salas de aula centradas nos alunos. Porto Alegre, Artes Médicas, 1997.
WARSCHAUER, Mark. Tecnologia e inclusão social: a exclusão digital em debate. São Paulo, Editora SENAC, 2006.