Abordagens dos temas preconceito e exclusão com alunos de um curso de Engenharia

  • José Antônio Pinto Universidade Cruzeiro do Sul
  • Maria Delourdes Maciel Universidade Cruzeiro do Sul
Palavras-chave: Preconceito, Temas Controversos, Currículo

Resumo

O cenário deste estudo de caso é a sala de aula de uma disciplina optativa de um curso de engenharia. Como instrumentos de coleta de dados, lançamos mão da observação, questionários, discussão e debate procurando diagnosticar como os alunos percebem e se posicionam em relação ao preconceito e à exclusão. Adotamos a seguinte rotina para o desenvolvimento do tema em sala de aula: i) aplicamos um questionário para diagnóstico das concepções iniciais; ii) disponibilizamos textos para leitura e apresentamos vídeos sobre o tema, visando contribuir as discussões e debates, reflexão e análise de algumas situações relacionadas ao tema; iii) utilizamos, ainda, como objeto de discussões e debates, as afirmativas dos estudantes e o resultado dos questionários aplicados. No final do semestre reaplicamos o mesmo questionário. Um detalhe relevante no resultado deste trabalho refere-se à maneira como os alunos percebem o preconceito na sociedade, ou seja, identificam a existência de preconceito em relação aos afrodescendentes e às mulheres; aos cidadãos que compõem as camadas socialmente mais desfavorecidas (mais pobres) e aos homossexuais; reconhecem que estes grupos sociais não têm as mesmas condições de acesso aos bens produzidos pela ciência e tecnologia e à educação.

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Referências

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Publicado
2012-10-01
Como Citar
PINTO, J. A.; MACIEL, M. D. Abordagens dos temas preconceito e exclusão com alunos de um curso de Engenharia. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 3, n. 3, p. 567-578, 1 out. 2012.
Seção
Artigos Gerais

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