A Formação Inicial do professor e a semipresencialidade nas disciplinas pedagógicas dos cursos de Licenciatura em Matemática e Ciências

Autores

  • Jane Garcia de Carvalho Universidade Cruzeiro do Sul
  • Carlos Fernando Araújo Júnior Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v3i3.518

Palavras-chave:

Formação Inicial, Licenciatura em Ciências e Matemática, Semipresencialidade

Resumo

O presente artigo apresenta uma discussão teórica baseada em uma pesquisa de doutorado que objetiva discutir sobre a semipresencialidade, nos cursos de licenciatura nas áreas de Ciências e Matemática. O enfoque está na análise e na avaliação da figura do professor tutor em disciplinas oferecidas na modalidade a distância, que visam à formação pedagógica do futuro profissional da educação no processo de ensino aprendizagem em uma Universidade privada da cidade de São Paulo. Alunos e professores, atualmente, estão diante de situações diferenciadas de ensino e aprendizagem; neste sentido é importante tentarmos entender como esses sujeitos do processo se comportam diante do novo paradigma. Faz-se necessário analisar e avaliar a importância do professor no processo de mediação, pois, no cenário atual, este passa a ocupar outro papel no exercício da profissão, não menos importante, mas diferenciado. Além de ser o responsável por criar situações de aprendizagem em um ambiente moderado pela tecnologia, cujo desafio é constante. Em contraponto a este cenário, observa-se o ensino presencial, em que o professor é valorizado pela sua presença física, no ambiente de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-03-17

Como Citar

CARVALHO, J. G. de; ARAÚJO JÚNIOR, C. F. A Formação Inicial do professor e a semipresencialidade nas disciplinas pedagógicas dos cursos de Licenciatura em Matemática e Ciências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 535-546, 2013. DOI: 10.26843/rencima.v3i3.518. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/518. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos