Aspectos do enfoque CTS no Ensino Profissional Técnico de nível médio do CEFET-MG a partir da visão dos alunos participantes da XXII Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v3i3.516Palavras-chave:
Educação científica e tecnológica, Cidadania, Ciência, Tecnologia e SociedadeResumo
Na atualidade, a ideia central da educação com enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade (CTS) está orientada para o desenvolvimento de atividades com ênfase na tomada de decisões, sobretudo as relacionadas com aspectos sociais impactados pela Ciência e Tecnologia, implicando em educação de valores éticos compromissados com a sociedade. O objetivo deste trabalho é contribuir para as reflexões sobre a qualidade do ensino no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais no que se refere à abordagem sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade com base na visão construída por alunos da educação profissional técnica de nível médio durante a realização de uma feira de ciências. Este estudo é descritivo e de natureza quantitativa. A coleta de dados foi realizada pela aplicação de um questionário com 26 afirmativas, em que o estudante escolhe apenas uma opção da escala Likert. Os resultados iniciais da investigação revelam um cenário muito distante daquele que se imagina para uma educação científica e tecnológica via CTS. Achados similares foram obtidos em outras investigações realizadas com estudantes espanhóis de faixa etária semelhante. Percebemos que a literatura fornece experiências acerca de diferentes projetos desenvolvidos e conscientiza cada vez mais sobre as potencialidades desse enfoque para a melhoria da educação científica e tecnológica.
Downloads
Referências
AGUILAR, T. Aprendizaje de las ciencias y ejercicio de la ciudadanía. In: Membiela, E. (ed.). Enseñanza de las ciencias desde la perspectiva ciencia-tecnología-sociedad: formación científica para la ciudadanía, Madrid: Narcea, 2001, p.77-89.
AIKENHEAD, GLEN. Educação Científica para todos. Mangualde e Ramada, Portugal: Pedago, 2009.
AIKENHEAD, GLEN. What is STS Science Teaching? In: Solomon, Joan; Aikenhead, Glen (ed.). STS Education: international perspectives on reform [1994]. 8th reprint. New York: Teachers College Press, 2001, chap.5, p.47-59.
AULER, DÉCIO. Articulação entre pressupostos do educador Paulo Freire e do movimento CTS: novos caminhos para a educação em ciências. Contexto e Educação, v. 22, n. 77, p. 167-188, jan./jun.2007.
BACHELARD, GASTÓN. O primeiro obstáculo: a experiência primeira. In: BACHELARD, Gastón. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Trad. Estela S. Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996, cap.II, p.29-68.
BERNARDO, JOSÉ ROBERTO da ROCHA; VIANNA, DEISE MIRANDA; SILVA, VITOR HUGO DUARTE da. A construção de propostas de ensino em Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para abordagem de temas sociocientíficos. In: Santos, Wilson Luiz Pereira dos; Auler, Décio. CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011, cap.12, p.373-293.
CEFET. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI: política institucional: 2005-2010. Da Silva, Benedita Aparecida et al. (org.). Belo Horizonte: CEFET-MG, 2006. 119p.
DELIZOICOV, DEMÉTRIO; ANGOTTI, JOSÉ ANDRÉ; PERNAMBUCO, MARTA MARIA. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2003.
LÓPEZ-CEREZO, JOSÉ ANTÔNIO. Ciência, Tecnologia e sociedade: o estado da arte na Europa e nos Estados Unidos. In: Santos, Lucy Woellner et al. (org.) Ciência, tecnologia e sociedade: o desafio da interação. Londrina: IAPAR, 2004, p.11-44.
MARTINS, ISABEL P.; PAIXÃO, MARIA DE FÁTIMA. Perspectivas atuais Ciência-Tecnologia- Sociedade no ensino e na investigação em educação em ciência. In: SANTOS, WILSON LUIZ PEREIRA dos; AULER, DÉCIO. CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Editora UNB, 2011, cap.5, p.135-160.
MONIZ dos SANTOS, MARIA EDUARDA VAZ. Cidadania, conhecimento, ciência e educação CTS. Rumo a “novas” dimensões epistemológicas. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad CTS. v. 2, n.6, p.137-157, diciembre, 2005.
NORRIS, STEPHEN P.; PHILLIPS, LINDA M. How literacy in its fundamental sense is central to scientific literacy. Science Education, v. 87, n. 2, p. 224-240, 2003.
PASSMORE, JOHN. The philosophy of teaching. London: Duckworth, 1980.
PINHEIRO, NILCÉIA APARECIDA MACIEL; SILVEIRA, ROSEMARI MONTEIRO CASTILHO FOGGIATTO; BAZZO, WALTER ANTONIO. Revista Iberoamericana de Educación, v. 49, n. 1, 2009.
PRAIA, JOÃO; CACHAPUZ, ANTÓNIO. Ciência-Tecnologia-Sociedade: um compromisso ético. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología Y Sociedad, Madrid, v.2, n.6, p.173- 194, 2005.
REIS, PEDRO; GALVÃO, CECÍLIA. Teaching controversial socio-scientific issues in Biology and Geology classes: a case study. Journal of Science Education, Washington, v.13, n.1, p.1-24, 2009.
SANTOS, WILDSON LUIZ PEREIRA dos. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, v.12 n.36, p.474-550, set./dez. 2007.
SANTOS, WILDSON LUIZ PEREIRA dos. Educação científica e tecnológica: um compromisso de educadores e cientistas para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil. Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais, n. especial, março 2009.
SANTOS, WILDSON LUIZ PEREIRA dos; MORTIMER, EDUARDO FLEURY. Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciências. Ciência & Educação, v.7, n.1, p.95-111, 2001.
SANTOS, WILDSON LUIZ PEREIRA DOS; MORTIMER, EDUARDO FLEURY. Uma análise dos pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia - Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio, UFMG Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p.133-162, dezembro, 2002.
SANTOS, WILDSON LUIZ PEREIRA dos; MORTIMER, EDUARDO FLEURY. Abordagem de aspectos sociocientíficos em aulas de Ciências: possibilidades e limitações. Investigações em Ensino de Ciências, v.14, n.2, p.191-218, 2009.
SANTOS, WILDSON LUIZ PEREIRA dos; SCHNETZLER, R. P. Educação química: compromisso com a cidadania. Ijuí: Editora Unijuí, 1997.
SOLBES, JORDI; VILCHES, AMPARO. Las interacciones CTS en los nuevos textos de la enseñanza secundaria. In: Banet, E.; De Pro, A. (coord.). Investigación e innovación en la enseñanza de las ciencias. Murcia: Universidad de Murcia, 1998, p.142-148.
SOLBES, JORDI; VILCHES, AMPARO. Papel de las relaciones entre ciencia, tecnología, sociedad y ambiente en la formación ciudadana. Enseñanza de las Ciencias, v. 22, n. 3, p.337-347, 2004.
SOLOMON, J. Methods of teaching STS. In: McCormick, R.; Murphy, P.; Harrison, M. (eds.). Teaching and learning technology. Workingham: Addison-Wesley Publishing Company & The Open University, 1993, p.243-250.
SOUZA CRUZ, SÔNIA MARIA S. C. de; ZYLBERSTAJN, ARDEN. O enfoque ciência, tecnologia e sociedade e a aprendizagem centrada em eventos. In: Pietrocola, Maurício. Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia em uma concepção integradora. 2 ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2005, Cap.8, p.171-196.
VÁSQUEZ ALONSO, ÁNGEL; ACEVEDO DÍAZ, JOSÉ ANTONIO; MANASSERO MAS, MARIA ANTONIA; ACEVEDO ROMERO, PILAR. Evaluación de lós efectos de la matéria CTS de bachillerato em las actitudes CTS del alumnado com uma metodología de respuesta múltiple. Revista Eureka Enseñ Divul Cien, v.3, n.3, p. 317-348, 2006.
VIEIRA, KÁTIA REGINA CUNHA FLOR; BAZZO, WALTER ANTONIO. Discussões acerca do aquecimento global: uma proposta CTS para abordar esse tema controverso em sala de aula. Revista Ciência e Ensino, Campinas, v.1, n. especial, 2007. 12p.
WARDERLEY, ELIANE CANGUSSU. Feiras de Ciências enquanto espaço pedagógico para aprendizagens múltiplas. Dissertação [Mestrado em Ciência, Estudo e Ensino, CEFET/MG, 1999, 253 p.] Belo Horizonte: CEFET, 1999.
YAGER, R. E. STS: Thinking Over the Years. The Science Teacher, v.57, n.3, p.52-55, 1990.