Concepções de estudantes do Ensino Médio sobre conceitos de Astronomia e as possíveis contribuições da articulação entre espaços formais e não formais de aprendizagem

  • Daniele Cristina Nardo Elias Universidade Cruzeiro do Sul
  • Mauro Sérgio Teixeira de Araújo Universidade Cruzeiro do Sul https://orcid.org/0000-0002-0088-8973
  • Luiz Henrique Amaral Universidade Cruzeiro do Sul
Palavras-chave: Ensino de Astronomia, Ensino Médio, Espaço Não Formal, Ensino e Aprendizagem

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo sobre as concepções prévias relacionadas com alguns conceitos de Astronomia apresentadas por 50 alunos da primeira série do Ensino Médio de uma escola pública estadual de São Paulo, realizado com base em desenhos feitos pelos estudantes e que mostravam suas formas de imaginar o Universo, o planeta Terra e o Sol. A análise dos desenhos e os debates realizados pelo professor junto aos alunos contribuíram para que esses pudessem reformular seus conceitos e aprimorar seus conhecimentos astronômicos. Tendo em vista que uma parcela das deficiências apresentadas pelos estudantes decorre da carência de materiais existentes e de dificuldades docentes para ensinar Astronomia, este trabalho salienta também a importância dos espaços não formais como meios capazes de contribuir para a aprendizagem dos conceitos abordados nas exposições e atividades que podem complementar o enfoque dado no ambiente escolar. Desse modo, valoriza-se a aproximação e a interação do público com os objetos e recursos disponíveis nos espaços não formais de educação, sendo sugerida uma proposta que visa articular as ações entre espaços não formais de educação e as escolas, a fim de aprimorar os processos de ensino e de aprendizagem, promovendo a desejada popularização de conteúdos relacionados à Astronomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR Jr., O. Mudanças conceituais (ou cognitivas) na educação em ciências: revisão crítica e novas direções para a pesquisa. ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências, v.3, n. 1, p. 1-25, 2001.

ALVES, D. R. S.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. M. A educação não formal em periódicos da área de Ensino de Ciências no Brasil (1979-2008). Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 3, n. 1, p.16-40, 2010.

ARAÚJO, M. A. A.; ELIAS, D. C. N.; AMARAL, L. H.; ARAÚJO, M. S. T.; VOELZKE, M. R. A Concepção de Universo entre alunos do Ensino Médio de São Paulo e suas fontes de aquisição. In: X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2006, Londrina – PR. Anais..., Londrina, 15 a 18 de Agosto de 2006.

ARAÚJO, M. A. A.; ELIAS, D. C. N.; AMARAL, L. H.; ARAÚJO, M. S. T.; VOELZKE, M. R. A Visão do Universo Segundo a Concepção de um Grupo de Alunos do Ensino Médio de São Paulo. In: Roberto Nardi (Org.). V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005. Anais... Bauru: ABRAPEC, dezembro de 2005.

ARRUDA, S. M.; VILLANI, A. Mudança conceitual no ensino de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 11, n. 2, p. 88-99, 1994.

BARRIO, J. B. M. Buscando Nuevas Perspectivas para la Enseñanza de la Astronomía. Tese de Doutorado. Departamento de Didática e das Ciências Experimentais e Geodinâmicas – Universidade de Valladolid - Espanha, 2001.

BOCZKO, R. Erros comumente encontrados nos livros didáticos do ensino fundamental. In: EXPOASTROS98. Astronomia: Educação e Cultura, 3, 1998. Anais... Diadema: SAAD, 1998, 120 p.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - PCNEM, MEC/SEMTEC, 1997.

CAZELLI, S.; FRANCO, C. Alfabetismo Científico: novos desafios no contexto da globalização. Revista Ensaio, v. 3, n.1, p. 1-18, 2001.

CORRÊA, A. S.; FRANCO, C. O saber produzido e veiculado pelos museus de ciências. In: ABIB, M. L. V. S.; BORGES, A. S.; SOUSA, G. G.; OLIVEIRA, M. P. (Orgs.). In: VII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2000. Anais... Frorianópolis-SC: SBF, 2000.

EL-HANI, C. N.; BIZZO, N. M. V. Formas de Construtivismo: Mudança Conceitual e Construtivismo Contextual. ENSAIO: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 4, n. 1, p.37-58, 2002.

ELIAS, D. C. N. Um Projeto de Intervenção nos Espaços de Exposições do Planetário do Parque Ibirapuera. Dissertação de Mestrado, 2006, 156 f. (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2006.

ELIAS, D. C. N.; AMARAL, L. H.; VOELZKE, M. R. Uma Percepção do Universo Segundo um Grupo de Alunos do Ensino Médio de São Paulo. Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira, v. 25, p. 58-59, 2005.

FALCÃO, D.; CAZELLI, S.; MARANDINO, M.; VALENTE, M. E.; GOUVÊA, G. Mudanças em Modelos expressos de estudantes que visitaram uma exposição de Astronomia. In: MOREIRA, M. A.; ZYLBERSTAJN, A.; DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P. (Orgs.), I Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, São Paulo, 1997. Anais... São Paulo: SBF, 1997.

FARIA, R. Z.; VOELZKE, M. R. Análise das características da aprendizagem de astronomia no Ensino Médio nos municípios de Rio Grande da Serra, Mauá e Ribeirão Pires. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n. 4, p. 4402(1)- 4402(10), 2008.

GONZAGA, E. P.; VOELZKE, M. R. Análise da evolução das concepções astronômicas apresentadas por professores de algumas escolas estaduais (Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra). Dissertação, 2009, 93 f. (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2009.

GOUVÊA, G.; ALVES, F.; MARANDINO, M. Estudo de interações discursivas em programas de divulgação científica em museu de ciência. In: GARCIA, N. M. D. (Org.). XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2003, Curitiba. Anais... Curitiba-PR: SBF, 2003.

GOUVEA, G.; LEAL, M. C. Uma visão comparada do ensino em ciência, tecnologia e sociedade na escola e em um museu de ciências. Revista Ciência e Educação, v. 7, n. 1, p.67-84, 2001.

IACHEL, G.; LANGHI, R.; SCALVI, R. M. F. Concepções alternativas de alunos do Ensino Médio sobre o fenômeno de formação das fases da Lua. RELEA – Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 5, p. 25-37, 2008.

JAFELICE, L. C. Nós e os Céus: um enfoque antropológico para o ensino de Astronomia. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. In: VIANNA, D. M.; PEDUZZI, L. O. Q.; BORGES, O. N.; NARDI, R. (Orgs.), VIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2002, São Paulo. Anais... São Paulo: SBF, 2002.

LANGHI, R.; NARDI, R. Um estudo exploratório para a inserção da Astronomia na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Física, 2004, Jaboticatubas–MG. Anais... Jaboticatubas, 26 a 30 de out. 2004.

LANGHI, R.; NARDI, R. Dificuldades interpretadas nos discursos de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em relação ao ensino de Astronomia. RELEA – Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 2, p. 75-92, 2005.

LANGHI, R.; NARDI, R. Ensino de Astronomia: erros conceituais mais comuns presentes em livros didáticos de Ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 1, p. 87-111, 2007.

LANGHI; R.; NARDI, R. Ensino da astronomia no Brasil: educação formal, informal, não formal e divulgação científica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 4, p. 4402/1-12, 2009.

LATTARI, C. J. B.; SANZOVO, D. T; TREVISAN, R. H.; QUEIROZ, V. A importância das oficinas no aprendizado dos conceitos de Astronomia para o ensino fundamental. In: Moreira, M. A.; Greca, I. M.; Costa, S. C. (Orgs.), III Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2001, São Paulo. Anais... São Paulo: SBF, 2001.

LATTARI, C. J. B.; TREVISAN, R. H.; SANZOVO, D. T.; QUEIROZ, V. Oficinas de Astronomia em feira de ciências. In: GARCIA, N. M. D. (Org.), XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2003, Curitiba. Anais... Curitiba: SBF, 2003.

LEITE, C.; HOSOUME, Y. Os professores de Ciências e suas formas de pensar a Astronomia. RELEA – Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 4, p. 47-68, 2007.

LOZADA, C. O.; ARAÚJO, M. S. T. Educar pela pesquisa e os Museus de Ciências: um estudo de caso na Nanoaventura (Org.). In: X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2006, Londrina– PR. Anais... Londrina, 15 a 18 de Agosto de 2006.

MASSARANI, L.; MOREIRA, I. C. A retórica e a ciência: dos artigos originais à divulgação científica. In: ABIB, M. L. S.; BORGES, A. S.; SOUSA, G. G.; OLIVEIRA, M. P. (Orgs.). In: VII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2000, Florianópolis- SC. Anais... Florianópolis: SBF, 2000.

MEDEIROS, A.; MONTEIRO, M. A. Compreensões de estudantes de física de alguns conceitos fundamentais da Astronomia. In: MOREIRA, M. A.; GRECA, I. M.; COSTA, S. C. (Org). III Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2001, São Paulo. Anais... São Paulo: SBF, 2001.

NUNES, C. Diretrizes Curriculares Nacionais – Ensino Médio. DP & A Editora, Rio de Janeiro, 2002.

OLIVEIRA, E. F.; VOELZKE, M. R.; AMARAL, L. H. Percepção astronômica de um grupo de alunos do Ensino Médio da rede estadual de São Paulo da cidade de Suzano. RELEA – Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 4, p. 79-99, 2007.

SARAIVA, M. F. O.; BEVILACQUA, C. M.; BRÜCKMANN, M. E.; STEFFANI, M. H. Planetário da UFRGS: uma extensão da sala de aula. In: GARCIA, N. M. D. (Org.). XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2003, Curitiba. Anais... Curitiba: SBF, p. 2764-2770, 2003.

SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Influências histórico-culturais nas representações sobre as estações do ano em livros didáticos de ciências. Revista Ciência e Educação, vol. 10, n. 1, p. 101-110, 2004.

SENICIATO, T.; CAVASSAN, O. Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências – um estudo com alunos do ensino fundamental. Revista Ciência e Educação, vol. 10, n. 1, p. 133-147, 2004.

SEVERINO, E. Z. G.; SOUSA, P. F. F.; KAWAMURA, M. R. Representação do sistema solar: uma proposta de atividade para o Ensino Médio. In: GARCIA, N. M. D. (Org.). XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2003, Curitiba. Anais... Curitiba: SBF, p. 1153-1161, 2003.

SOUZA, G. G.; BARROS, H. L. Estudo sobre uma prática social: Divulgar ciência. In: ABIB, M. L. S.; BORGES, A. S.; SOUSA, G. G.; OLIVEIRA, M. P. (Orgs.). VII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2000, Florianópolis-SC. Anais... Florianópolis: SBF, 2000.

STUCHI, A. M.; FERREIRA, N. C. Análise de uma exposição científica e proposta de intervenção. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 25, nº 2, p. 207-217, 2003.

TREVISAN, R. H.; LATTARI, C. J. B. Didática no ensino de Astronomia: Medindo a inclinação do eixo da terra. In: MOREIRA, M. A.; ZYLBERSTAJN, A; DELIZOICOV, D; ANGOTTI, J. A. P. (Orgs.). I Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 1997, São Paulo. Anais... São Paulo: SBF, 1997.

TREVISAN, R. H.; LATTARI, C. J. B.; SANZOVO, D. T.; QUEIROZ, V.; REIS, G. A. O aprendizado dos conceitos de Astronomia no ensino fundamental. In: GARCIA, N. M. D. (Org.). XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2003, Curitiba-PR. Anais... Curitiba: SBF, 2003.

VIGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. 2ª ed., São Paulo: Martins Fontes, 1998a.

VIGOTSKY, L. S. A formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores. 6ª ed., São Paulo: Martins Fontes, 1998b.

Publicado
2012-01-10
Como Citar
ELIAS, D. C. N.; ARAÚJO, M. S. T. DE; AMARAL, L. H. Concepções de estudantes do Ensino Médio sobre conceitos de Astronomia e as possíveis contribuições da articulação entre espaços formais e não formais de aprendizagem. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 2, n. 1, p. 50-68, 10 jan. 2012.
Seção
Artigos Gerais

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>