Proposta curricular de Matemática: uma análise da relação institucional esperada para as noções de área e perímetro
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v1i1.5Palavras-chave:
Proposta Curricular de Matemática, Relações institucionais, Áreas e perímetrosResumo
Este artigo tem como objetivo analisar a Proposta Curricular para o Ensino de Matemática, publicada em 1986 e vigente no Estado de São Paulo até o ano de 2008, no tocante às noções de área e perímetro. Fez-se um estudo longitudinal desde a 3ª série do Ensino Fundamental até a 8ª série, buscando elementos que possam subsidiar professores de Matemática em sua prática. Com base nas considerações realizadas, observa-se uma preocupação do documento oficial com mudanças relacionadas ao enfoque dado à aprendizagem, em que se observava a necessidade de uma aprendizagem significativa e menos automatizada. O documento indica alguns caminhos para subsidiar o trabalho docente, ajudando o professor no momento de suas escolhas, com relação às noções de área e perímetro. Verifica-se também que as tarefas propostas evidenciam mesmo que de maneira implícita uma possível articulação de conteúdos, necessitando assim do aproveitamento dos conhecimentos prévios dos educandos. Ainda que este documento não se refira de forma explicita a aprendizagem significativa é possível vislumbrar uma indicação para tal aprendizagem e também para a preocupação com os níveis em que se encontram os alunos.
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Referências
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