Comparação de loterias: uma proposta de aula de Probabilidade

  • Rogério César dos Santos Universidade de Brasília
Palavras-chave: Probabilidade, Mega-Sena, Análise Combinatória, Loterias, Eventos independentes

Resumo

A presente sugestão para a sala de aula pretende estabelecer uma comparação probabilística entre o jogo da Mega-Sena e o seu equivalente nos Estados Unidos, o Powerball, como sugestão de atividade para uma aula de Matemática. O intuito é incentivar, através desta aplicação em jogos de sorte, o estudo da Análise Combinatória entre os estudantes do Nível Médio da Educação Básica. O conceito de independência de eventos também será explorado. A metodologia sugerida para esta atividade é a instigação, isto é, o professor provoca o aluno a raciocinar através de perguntas referentes ao número de apostas que combinam com certos sorteios realizados pela loteria. A motivação para o presente trabalho é o relato de experiências e constatações de outros pesquisadores na área de ensino de matemática, como Erica Cavalcanti e Gilda Guimarães (2009), e Aparecida Francisco da Silva e Helia Matiko Yano Kodama (2004). Ressalta-se que não colocamos em prática as atividades aqui descritas. O presente trabalho tem o intuito apenas de oferecer sugestões de aulas dentro do assunto Análise Combinatória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAVALCANTI, E. e GUIMARÃES, G. Quem gostaria de receber um livro de presente de Natal? Educação Matemática em Revista Ano 14, no 27, p. 9, SBEM, 2009.

<http://pt.trillonario.com/powerball.php>. Acesso em: 19 mar. 2012

<http://www.brasilescola.com/matematica/chances-ganhar-na-mega-sena.htm>. Acesso em: 15 mar. 2012.

<http://www.powerball.com>. Acesso em: 19 mar. 2012.

<http://www1.caixa.gov.br/loterias/loterias/megasena/probabilidades.asp>. Acesso em: 16 mar. 2012

RODRIGUES, F. W. A mídia e a mega-sena acumulada Coleção Explorando o Ensino da Matemática. Vol. 1. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Básica, 2004

RUMSEY, D. Estatística para leigos. Rio de Janeiro: Alta Books, 2010

SILVA, A. F. e KODAMA, H. M. Y. Jogos no Ensino da Matemática. II Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática, UFBA, p. 3, 2004

SOARES, J. L. Biologia. Vol. Único. São Paulo: Scipione, 1997

Publicado
2012-07-01
Como Citar
SANTOS, R. Comparação de loterias: uma proposta de aula de Probabilidade. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 3, n. 2, p. 148-157, 1 jul. 2012.
Seção
Artigos Gerais