O ensino de Geometria por meio de múltiplas plataformas: uma experiência com o Geonext

Autores

  • Francisco Kelsen de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano
  • Maria Gilvanise de Oliveira Pontes Universidade Estadual do Ceará
  • José Rogério Santana Universidade Federal do Ceará
  • Redomarck Barreira Cunha Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v2i1.49

Palavras-chave:

Vídeo Educacional, Educação a Distância, Educação Matemática, Geometria, Software Educativo

Resumo

Este trabalho analisa as possibilidades de utilização de um canal de vídeos educacionais transmitidos via Internet, bem como utilizar o Geonext a fim de facilitar a compreensão de conceitos matemáticos de forma mais fácil e interativa. Além disso, pretende-se aferir como seria o seu uso voltado para a área educacional, já que a Internet possibilitou a inclusão de novas formas de aprendizagem cujas mediações realizadas por Computadores Pessoais (PC) tornam as aulas mais interativas. Isso aumenta ainda mais as opções de trabalho dos professores que desejarem produzir seus conteúdos, dando ênfase às peculiaridades de sua região, bem como dar a chance dos estudantes tornarem-se produtores de conteúdos, pois os recursos necessários para produção, gravação e edição de vídeos estão disponíveis em todos os PCs e as câmeras estão mais acessíveis a cada dia. O armazenamento, a organização e a divulgação dos vídeos que antes eram impossíveis de serem incluídos nas programações das estações de TV, sejam estas abertas ou por assinatura, ficaram disponíveis no YouTube.

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Publicado

2012-01-10

Como Citar

OLIVEIRA, F. K. de; PONTES, M. G. de O.; SANTANA, J. R.; CUNHA, R. B. O ensino de Geometria por meio de múltiplas plataformas: uma experiência com o Geonext. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 30-49, 2012. DOI: 10.26843/rencima.v2i1.49. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/49. Acesso em: 27 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos