O ensino de Geometria por meio de múltiplas plataformas: uma experiência com o Geonext

  • Francisco Kelsen de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano
  • Maria Gilvanise de Oliveira Pontes Universidade Estadual do Ceará
  • José Rogério Santana Universidade Federal do Ceará
  • Redomarck Barreira Cunha Universidade Estadual do Ceará
Palavras-chave: Vídeo Educacional, Educação a Distância, Educação Matemática, Geometria, Software Educativo

Resumo

Este trabalho analisa as possibilidades de utilização de um canal de vídeos educacionais transmitidos via Internet, bem como utilizar o Geonext a fim de facilitar a compreensão de conceitos matemáticos de forma mais fácil e interativa. Além disso, pretende-se aferir como seria o seu uso voltado para a área educacional, já que a Internet possibilitou a inclusão de novas formas de aprendizagem cujas mediações realizadas por Computadores Pessoais (PC) tornam as aulas mais interativas. Isso aumenta ainda mais as opções de trabalho dos professores que desejarem produzir seus conteúdos, dando ênfase às peculiaridades de sua região, bem como dar a chance dos estudantes tornarem-se produtores de conteúdos, pois os recursos necessários para produção, gravação e edição de vídeos estão disponíveis em todos os PCs e as câmeras estão mais acessíveis a cada dia. O armazenamento, a organização e a divulgação dos vídeos que antes eram impossíveis de serem incluídos nas programações das estações de TV, sejam estas abertas ou por assinatura, ficaram disponíveis no YouTube.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, K. F., OLIVEIRA, F. K., BAPTISTA, L. M. T. R. Uma experiência do ensino de língua espanhola mediada pelo computador na busca da autonomia do aprendizado do aluno. Apresentado no XIV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, João Pessoa, 05 a 09 de Outubro de 2009.

Araújo, J. L. Relação entre matemática e realidade em algumas perspectivas de Modelagem Matemática na Educação Matemática. In: Barbosa, J. C; Caldeira, A. D; Araújo, J. L. Modelagem matemática na educação matemática brasileira: pesquisas e práticas educacionais. São Paulo: SP, 2007.

BORBA, M. C. Educação Matemática a Distância Online: Balanço e Perspectivas. XIII CIAEM – Conferência interamericana de Educação Matemática. Recife, Brasil, 2011.

BRASIL, Ministério da Educação – Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf. Acessado em: 15 de dez de 2009.

BRASIL, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Síntese de Indicadores Sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Rio de Janeiro: IBGE, 2007.

CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões, os negócios e a sociedade. Tradução: Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2003.

CRUZ, D. G. da; A utilização de Ambiente Dinâmico e Interativo na construção do conhecimento produzido. 169 p. Tese (Mestrado em Educação Matemática) – Setor de Ciência Humanas e Sociais, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2005.

D’AMBRÓSIO, U. Matemática, ensino e educação: uma proposta global. Temas & Debates – SBEM, v. 4, n. 3, p. 1-16, 1991.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.

OLIVEIRA, Francisco Kelsen. O vídeo pela Internet como ferramenta educacional no ensino da Geometria. 2010. 102f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação) - UECE, Fortaleza, 2010.

PONTES, Maria Gilvanise de Oliveira. Medidas e proporcionalidade na escola e no mundo do trabalho. João Pessoa: Ideia, 2009.

SACCOL, Amarolinda. SCHLEMMER, Eliane. BARBOSA, Jorge. M-learning e u- learning: novas perspectivas das aprendizagens móvel e ubíqua. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

SANTANA, J. R. Educação matemática: favorecendo investigações matemáticas através do computador. 2006. 430. Tese (Programa de Pós- Graduação em Educação Brasileira). UFC, Fortaleza, 2006.

Publicado
2012-01-10
Como Citar
OLIVEIRA, F. K. DE; PONTES, M. G. DE O.; SANTANA, J. R.; CUNHA, R. B. O ensino de Geometria por meio de múltiplas plataformas: uma experiência com o Geonext. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 2, n. 1, p. 30-49, 10 jan. 2012.
Seção
Artigos Gerais