O ensino de Botânica em uma abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade

Autores

  • José´ Arimatéa Figueiredo Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Francisco Angelo Coutinho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Fernando Costa Amaral Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v3i3.420

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Ensino de Botânica, Biologia das flores

Resumo

Na visão dos professores, o ensino de Botânica apresenta muitas terminologias, distanciando-se da realidade dos alunos. Os currículos e práticas pedagógicas utilizadas no ensino de Botânica são reproduções do ensino acadêmico ocorrido na formação dos professores. Na busca de soluções para os problemas levantados desenvolveu-se e testou-se uma estratégia para o estudo das flores no curso de Ciências Biológicas, por meio de uma abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade. A estratégia utilizada constou de pesquisa bibliográfica, elaboração e apresentação em grupos dos diversos trabalhos propostos sobre o tema: “O estudo de flores numa abordagem ecológica, evolutiva, sócio-cultural e econômica.” Constatou-se que os problemas do ensino de Botânica nos níveis fundamental e médio são os mesmos relatados anteriormente pelos professores. A partir dessas constatações, utilizou-se como estratégia uma abordagem morfofuncional, com aulas teóricas e práticas, sobre flores em ambiente antrópico e natural, favorecendo uma melhor relação e integração dos alunos com o estudo de Botânica. Ao final desses trabalhos, os alunos relataram que as estratégias utilizadas possibilitaram o aprendizado de uma maneira mais eficaz e prazerosa, contribuindo para o desenvolvimento de um novo perfil na formação dos futuros professores de biologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AULER, D.; DELIZOICOV, D. Alfabetização Científico-Tecnológica para quê? Ensaio. Belo Horizonte: v. 3, n.1, p. 105-115, 2001. Disponível em: www.fae.ufmg.br/ensaio/v3_n2/deciodemetrio.PDF - Acesso em: 22 Set. 2006.

BALDANI, R. C.; TOZONI-REIS, M. F. C. Desenvolvimento de Atividades de Campo Fundamentadas pelos Pressupostos da Educação Ambiental. Atas do V ENPEC, Bauru, 2005.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei no. 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretária da Educação Mídia e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Ministério da Educação/Secretária da Educação Média e Tecnológica, Brasília, 1999.

CHASSOT, A. I. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003. 436 p.

CUNHA, R. M. M. Ensino de biologia no 2º grau: da competência “satisfatória” a nova competência. Educação e Sociedade 30, p.134-153, 1988.

PINHEIRO, Nilcéia A. M.; SILVEIRA, R. M. C. F.; BAZZO W. A. Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio. Ciência & Educação, Bauru v.13 n.1 p. 71-84, Jan. 2007.

PIVELLI, S. P.; KAWASAKI, C. S. Análise do Potencial Pedagógico de Espaços Não- Formais de Ensino para o Desenvolvimento da Temática da Biodiversidade e sua Conservação. Atas do V ENPEC, Bauru, 2005.

SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Tomada de Decisão para ação social responsável no ensino de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v.7, n.1, p.95-111, 2001.

TEIXEIRA, P. M. M. Educação Científica e Movimento CTS no Quadro das Tendências Pedagógicas no Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.3, n.1, p.88-102, ago. 2003.

TOZONI-REIS, M. F.C. Formação dos educadores ambientais e paradigmas em transição. Ciência & Educação, Bauru, v. 8, n. 1, p. 83-96, 2002.

VIEIRA V., BIANCONI M. L.; DIAS M.. Espaços Não-formais de Ensino e o Currículo de Ciências. Ciência e Cultura, v. 57 n. 4, 2005.

WILSON, E.O. Diversidade da vida. Tradução Isa Mara Lando. São Paulo, Companhia de Letras, 1994, 359 p.

Downloads

Publicado

2012-10-01

Como Citar

FIGUEIREDO, J. A.; COUTINHO, F. A.; AMARAL, F. C. O ensino de Botânica em uma abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 488–498, 2012. DOI: 10.26843/rencima.v3i3.420. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/420. Acesso em: 1 abr. 2023.

Edição

Seção

Artigos