Um centro de pesquisa dialoga com a comunidade
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v3i3.419Palavras-chave:
Centro de pesquisa, Divulgação científica, Meio ambienteResumo
O Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente da Universidade de São Paulo USP localizado em Cubatão-SP, insere-se não apenas como um centro de pesquisa aplicada ao meio ambiente, mas também, como um espaço de comunicação e troca com a comunidade local, colaborando, participando e desenvolvendo atividades de educação não formal de ciência e tecnologia e educação ambiental. Este trabalho apresenta brevemente os projetos de educação não formal desenvolvidos pelo centro, e focaliza em uma das ações realizadas: a participação na Semana de Meio Ambiente de Cubatão de 2011, cidade onde o centro encontra-se inserido. Esta ação específica de divulgação científica envolveu a criação e montagem de uma mini-exposição sobre as pesquisas desenvolvidas, a formação de monitores para a exposição e a avaliação, compreendida como uma forma de contribuir para reflexão das ações desenvolvidas pelo centro e para o norteamento de suas atividades atuais e futuras. A análise desta experiência concreta de educação não-formal reforça positivamente a necessidade de aproximação e diálogo com a comunidade local.
Downloads
Referências
CAMPINA, N. N.. Projeto Coração Roxo de Biomonitoramento e Educação Ambiental: análise de uma experiência com alunos de uma escola pública no município de Cubatão SP. 2009. Tese (Doutorado em Patologia) - Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
CHAGAS, I. Aprendizagem não formal/formal das ciências: Relações entre museus de ciência e escolas. Revista de Educação, v.3, n.1, p. 51-59.1993. Disponível em: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/ichagas/index.html/artigomuseus.pdf. Acesso em 08/03/2012.
DURANT, J. Participatory technology assessment and the democratic model of the public understanding of science. Science and Public Policy, v.26, n.5, p. 313-319, 1999.
FERREIRA, C. C., TORRES F. R., BORGES, W. R. Cubatão: Caminhos da história - Cubatão, SP : Ed. do Autor, 2007.
FOUREZ, G. Crise no ensino de ciências? Investigações em Ensino de Ciências, n.8, p.109-123, 2003.
LEVY-LEBLOND, J. M. Cultura Cientifica: Impossível e Necessária. In: VOGT, C. (org.) Cultura Cientifica: Desafios. Edusp/FAPESP. São Paulo, p. 28-43, 2006
MYERS, G. Discourse studies of scientific popularization: questioning the boundaries. Discourse Studies, v.5 (2), p. 265-279. 2003.
MOREIRA, I.C. A inclusão social e a popularização da ciência e tecnologia no Brasil. Revista Ibict v.1, n.2, 2006. Disponível em: http://revista.ibict.br/inclusao/index.php/inclusao/article/view/29/50. Acesso em 08/03/2012.
MURRIELLO, S.; CONTIER, D.; KNOBEL, M.; TAVES, S. J. O nascimento do Museu de Ciências da Unicamp, um Novo Espaço para a Cultura Cientifica. In: VOGT, C. (org.) Cultura Cientifica: Desafios. Edusp/FAPESP. São Paulo, 2006. p. 84-132.
NAVAS, A. M. Concepções de popularização da ciência e da tecnologia no discurso político: impactos nos museus de ciências. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. 2008.
TRENCH, B.; BUCCHI, M. Science communication, an emerging discipline. JCOM v.9 n.3, 2010.
VOGT, C. Divulgação e cultura científica. Revista Comciencia, n.100, jul/2008. Disponível em: http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8 &edicao=37&id=436. Acesso em 08/03/2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.