Temas sociocientíficos “sabão e detergente” em aulas práticas de Química na Educação Profissional: uma abordagem CTS

Autores

  • Míriam Stassun dos Santos Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Carmem Lúcia Costa Amaral Universidade Cruzeiro do Sul
  • Maria Delourdes Maciel Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v3i3.418

Palavras-chave:

Educação Profissional, Temas sociocientíficos, Química, CTS, PIEARCTS

Resumo

Apresentamos pesquisa qualitativa referente a um estudo de caso, com estudantes da última série do curso técnico de Química integrado do CEFET-MG, adotando temas sociocientíficos (TS) com abordagem CTS nas aulas práticas de Química Orgânica Aplicada. Consideramos os resultados para os TS “sabão e detergente” e observamos interações e diálogos entre professor e estudantes e a didática do professor. Registramos percepções e desenvolvimento de atitudes, valores (PIEARCTS) e habilidades. Na metodologia utilizamos observações, registros, gravações, filmagens e questionários. Ficou evidente a importância do professor na condução das discussões, nas estratégias envolvendo estudantes nas discussões e vivência de situações reais. Ressaltamos a inserção de TS nos currículos de Química como condição fundamental para desenvolver uma educação CTS humanística, e nos cursos de educação profissional, com potencialidades transformadoras.

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Publicado

2012-10-01

Como Citar

SANTOS, M. S. dos; AMARAL, C. L. C.; MACIEL, M. D. Temas sociocientíficos “sabão e detergente” em aulas práticas de Química na Educação Profissional: uma abordagem CTS. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 405–418, 2012. DOI: 10.26843/rencima.v3i3.418. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/418. Acesso em: 23 set. 2023.

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