Temas sociocientíficos “sabão e detergente” em aulas práticas de Química na Educação Profissional: uma abordagem CTS

  • Míriam Stassun dos Santos Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Carmem Lúcia Costa Amaral Universidade Cruzeiro do Sul
  • Maria Delourdes Maciel Universidade Cruzeiro do Sul
Palavras-chave: Educação Profissional, Temas sociocientíficos, Química, CTS, PIEARCTS

Resumo

Apresentamos pesquisa qualitativa referente a um estudo de caso, com estudantes da última série do curso técnico de Química integrado do CEFET-MG, adotando temas sociocientíficos (TS) com abordagem CTS nas aulas práticas de Química Orgânica Aplicada. Consideramos os resultados para os TS “sabão e detergente” e observamos interações e diálogos entre professor e estudantes e a didática do professor. Registramos percepções e desenvolvimento de atitudes, valores (PIEARCTS) e habilidades. Na metodologia utilizamos observações, registros, gravações, filmagens e questionários. Ficou evidente a importância do professor na condução das discussões, nas estratégias envolvendo estudantes nas discussões e vivência de situações reais. Ressaltamos a inserção de TS nos currículos de Química como condição fundamental para desenvolver uma educação CTS humanística, e nos cursos de educação profissional, com potencialidades transformadoras.

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Publicado
2012-10-01
Como Citar
SANTOS, M.; AMARAL, C.; MACIEL, M. Temas sociocientíficos “sabão e detergente” em aulas práticas de Química na Educação Profissional: uma abordagem CTS. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 3, n. 3, p. 405-418, 1 out. 2012.
Seção
Artigos Gerais

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