Produção do conhecimento científico e formação de professores: uma análise do processo e suas perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v3i3.414Palavras-chave:
Conhecimento científico, CTS, Formação de professoresResumo
O Brasil, nos últimos trinta anos, vem passando por mudanças provocadas pela reforma do Estado, o que reflete diretamente no campo educacional e, inserida neste, na formação dos professores, pois os educadores são vistos e colocam-se como os principais responsáveis pelo processo de formação humana. Assim sendo, a formação inicial é imprescindível e uma exigência diante dos avanços da ciência e tecnologia. Diante dos desafios colocados durante a formação nos cursos de graduação, licenciaturas, buscamos a resposta a seguinte questão: Até que ponto podemos, como formadores, afirmar que o futuro professor compreende o processo de produção do conhecimento científico que envolve a sua formação? O que observamos é a dificuldade em relacionar a formação de professor com a construção do processo de produção do conhecimento científico, levando a outra dificuldade: a de compreender o conhecimento específico numa perspectiva que englobe seus aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos.
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