Produção do conhecimento científico e formação de professores: uma análise do processo e suas perspectivas

Autores

  • Rômulo Pereira Nascimento Universidade Cruzeiro do Sul
  • Rosemary Aparecida Santiago Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v3i3.414

Palavras-chave:

Conhecimento científico, CTS, Formação de professores

Resumo

O Brasil, nos últimos trinta anos, vem passando por mudanças provocadas pela reforma do Estado, o que reflete diretamente no campo educacional e, inserida neste, na formação dos professores, pois os educadores são vistos e colocam-se como os principais responsáveis pelo processo de formação humana. Assim sendo, a formação inicial é imprescindível e uma exigência diante dos avanços da ciência e tecnologia. Diante dos desafios colocados durante a formação nos cursos de graduação, licenciaturas, buscamos a resposta a seguinte questão: Até que ponto podemos, como formadores, afirmar que o futuro professor compreende o processo de produção do conhecimento científico que envolve a sua formação? O que observamos é a dificuldade em relacionar a formação de professor com a construção do processo de produção do conhecimento científico, levando a outra dificuldade: a de compreender o conhecimento específico numa perspectiva que englobe seus aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos.

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Publicado

2012-10-01

Como Citar

NASCIMENTO, R. P.; SANTIAGO, R. A. Produção do conhecimento científico e formação de professores: uma análise do processo e suas perspectivas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 369–376, 2012. DOI: 10.26843/rencima.v3i3.414. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/414. Acesso em: 1 abr. 2023.

Edição

Seção

Artigos