O uso de animações interativas no ensino dos conceitos da Energia Mecânica

Autores

  • Waltrudes Everton Sanches Universidade Cruzeiro do Sul
  • Juliano Schimiguel Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v3i3.411

Palavras-chave:

Animação Interativa, Simulação, Energia, Ensino da Física

Resumo

Este trabalho se propôs a verificar se o uso de animações interativas computacionais, na função de organizadores prévios, pode favorecer os processos de ensino e aprendizagem dos conceitos da energia mecânica. Para tanto, foi desenvolvida uma animação interativa, denominada Energia no Bate – Estaca, e empregado um estudo que avaliou a influência da utilização desse recurso junto a alunos de uma escola pública de Ensino Médio. Os resultados obtidos sugerem que o uso de animações interativas como organizadores prévios é uma alternativa válida e eficaz para favorecer o processo ensino-aprendizagem dos conceitos da Energia Mecânica.

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Publicado

2012-10-01

Como Citar

SANCHES, W. E.; SCHIMIGUEL, J. O uso de animações interativas no ensino dos conceitos da Energia Mecânica. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 348–356, 2012. DOI: 10.26843/rencima.v3i3.411. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/411. Acesso em: 30 nov. 2023.

Edição

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