O uso de animações interativas no ensino dos conceitos da Energia Mecânica
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v3i3.411Palavras-chave:
Animação Interativa, Simulação, Energia, Ensino da FísicaResumo
Este trabalho se propôs a verificar se o uso de animações interativas computacionais, na função de organizadores prévios, pode favorecer os processos de ensino e aprendizagem dos conceitos da energia mecânica. Para tanto, foi desenvolvida uma animação interativa, denominada Energia no Bate – Estaca, e empregado um estudo que avaliou a influência da utilização desse recurso junto a alunos de uma escola pública de Ensino Médio. Os resultados obtidos sugerem que o uso de animações interativas como organizadores prévios é uma alternativa válida e eficaz para favorecer o processo ensino-aprendizagem dos conceitos da Energia Mecânica.
Downloads
Referências
AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimento: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.
AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, J. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
BALEN, O.; NETZ, P. A. Utilizando a modelagem e a simulação computacional no estudo do comportamento dos gases. In: XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, p. 1-4, 2005.
BORCELLI, A. F.; COSTA, S. S. C. D. Animação Interativa: um material potencialmente significativo para a aprendizagem de conceitos em física. XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Curitiba: [s.n.]. 2008.
COSTA, H. R. et al. Desenvolvimento e aplicação de um software educacional na aprendizagem significativa do estudo dos gases. 50º Congresso Brasileiro de Química. Cuiabá: CBQ. 2010.
FEYNMAN, R. Física em seis lições. 2.ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 1999.
KANTOR, C. A. et. al. Física 1º Ano (coleção Quanta Física; v.1). 1ª Edição. São Paulo: Editora PD, 2010.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008
MORCILLO, A. M. Teste t Student. Campinas: Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Ciências Médicas, 2004.
PRÄSS, A. R. Teorias da aprendizagem. Porto Alegre. 2008.
ROSA, P. R. D. S. Instrumentação para o ensino de ciências. Campo Grande: Editora UFMS, 2010.
SPIEGEL, M. R. Estatística. 2. ed. São Paulo: Mcgraw-Hill, 1985.
TAVARES, R.; SANTOS, J. N. D. Organizador prévio e animação interativa. IV International meeting on meaningful learning. Maragogi: [s.n.]. 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.