O que dizem os memoriais de formação de estudantes da licenciatura em Matemática?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v14n3a04

Palavras-chave:

Memoriais de Formação, Análise de Conteúdo, Formação de Professores, Licenciatura em Matemática

Resumo

A pesquisa objetivou responder: o que dizem os memoriais relatados pelos estudantes de um quarto semestre de licenciatura em Matemática da UFRGS sobre experiências que impactam a trajetória de formação? Os memoriais foram construídos no segundo semestre de 2018 e relatam as experiências e vivências dos estudantes durante a Educação Básica até cursar o quarto semestre da Licenciatura em Matemática. A pesquisa utilizou a técnica de análise de conteúdo de Bardin o que resultou em quatro categorias finais sendo “experiências com professores” e “experiências de ser professor” as que tiveram maior frequência. Essas experiências consideram o que é ser um bom professor, como ensinar, o domínio de conteúdo, a afetividade e o envolvimento do aluno em sua aprendizagem. Observa-se que as quatro categorias se entrelaçam, o que é próprio de uma formação que é complexa e cheia de desafios e encantos.

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Publicado

2023-07-01

Como Citar

FIOREZE, L. A. O que dizem os memoriais de formação de estudantes da licenciatura em Matemática?. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 1–22, 2023. DOI: 10.26843/rencima.v14n3a04. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/4099. Acesso em: 23 set. 2023.

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Artigos