A abordagem da função seno no livro didático do Ensino Médio após a implementação da BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v14n3a07

Palavras-chave:

Livro Didático, Função Seno, Ensino Médio, Análise Institucional, Teoria Antropológica do Didático

Resumo

Este artigo surgiu a partir das discussões realizadas na disciplina “Livro Didático no Ensino de Ciências e Matemática” do programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Considerando o livro didático como um dos recursos fundamentais em qualquer disciplina – por ser um dos meios de maior acesso tanto do professor quanto do aluno – e as modificações necessárias após a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), este artigo foi realizado com o objetivo de analisar as mudanças relacionadas à abordagem da função seno presente em um dos livros didáticos de Matemática aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2021 em comparação com um dos aprovados no PNLD 2018. Para tanto, foi adotada a Teoria Antropológica do Didático (TAD) e a Análise Institucional para averiguar os objetos de pesquisa selecionados. Com isso, foi possível perceber sutis alterações na abordagem teórica, enquanto as mudanças nas questões foram mais notórias.

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Publicado

13.09.2023

Como Citar

CARVALHO, Gabriele Souza de; MEDRADO, Jackelyne de Souza; MATTOS, Robson Aldrin Lima; FONSECA, Laerte Silva da. A abordagem da função seno no livro didático do Ensino Médio após a implementação da BNCC. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 1–23, 2023. DOI: 10.26843/rencima.v14n3a07. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/4090. Acesso em: 21 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos