A abordagem da função seno no livro didático do Ensino Médio após a implementação da BNCC
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v14n3a07Palavras-chave:
Livro Didático, Função Seno, Ensino Médio, Análise Institucional, Teoria Antropológica do DidáticoResumo
Este artigo surgiu a partir das discussões realizadas na disciplina “Livro Didático no Ensino de Ciências e Matemática” do programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Considerando o livro didático como um dos recursos fundamentais em qualquer disciplina – por ser um dos meios de maior acesso tanto do professor quanto do aluno – e as modificações necessárias após a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), este artigo foi realizado com o objetivo de analisar as mudanças relacionadas à abordagem da função seno presente em um dos livros didáticos de Matemática aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2021 em comparação com um dos aprovados no PNLD 2018. Para tanto, foi adotada a Teoria Antropológica do Didático (TAD) e a Análise Institucional para averiguar os objetos de pesquisa selecionados. Com isso, foi possível perceber sutis alterações na abordagem teórica, enquanto as mudanças nas questões foram mais notórias.
Downloads
Referências
ALMOULOUD, Saddo Ag. Teoria Antropológica do Didático: metodologia de análise de materiais didáticos. UNION-Revista Iberoamericana de Educación Matemática, v. 11, n. 42, 2015.
BIEHL, Juliana Volcanoglo; BAYER, Arno. A escolha do livro didático de matemática. X Encontro Gaúcho de Educação Matemática. Ijuí. 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018.
CAVALCANTE, José Luiz; LIMA, Anna Paula Avelar Brito; ANDRADE, Vladimir Lira Veras Xavier de. Teoria Antropológica do Didático: Reflexões sobre suas bases epistemológicas e antropológicas. In: SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO DE DIDÁTICA DA MATEMÁTICA, 2016, Bonito. Anais do 1º Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Ilhéus: LADIMA, 2016.
¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬CHEVALLARD, Yves. A abordagem antropológica da relação com o conhecimento e a didática da matemática. Comunicação nas 3ª Jornadas de Estudo Franco-Quebec (René-Descartes University Paris 5, 17-18 de junho de 2002). Publicado em S. Maury S. & M. Caillot (Ed.). Rapport au savoir et didactiques, Éditions Fabert, Paris, 2003, p. 81-104.
CHEVALLARD, Yves. Analyse des pratiques enseignantes et didactique des mathématiques: l’approche anthropologique. Actes de l’UE de la Rochelle, p. 91-118, 1998.
CHEVALLARD, Yves. Conceitos Fundamentais da Didática: as perspectivas trazidas por uma abordagem antropológica. In. Brun, Jean. Didáctica Das Matemáticas. Trad: Maria José Figueredo, Lisboa: Instituto Piaget, 1996.
CHEVALLARD, Yves. La TAD face au professeur de mathématiques. Communication au Séminaire DiDiST de Toulouse. 29 abr. 2009.
DANTE, Luiz Roberto. Matemática: Contextos & Aplicações: Ensino Médio. 3. ed. São Paulo: Ática, 2016.
DANTE, Luiz Roberto; VIANA Fernando. Matemática em Contextos: Trigonometria e Sistemas Lineares. 1. ed. São Paulo: Ática, 2020.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
HENRIQUES, Afonso; NAGAMINE, André.; NAGAMINE, Camila. Macedo Lima. Reflexões Sobre Análise Institucional: o caso do ensino e aprendizagem de integrais múltiplas. BOLEMA, Rio Claro, v. 26, n. 44, dez. 2012.
KRUG, Carbone Bruno Schimidt; NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius. Ideias base de função e função afim: analisando o livro didático do Ensino Médio. REnCiMa, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 1-18, jan./mar. 2022.
MENEZES, Marcus Bessa de. A álgebra do professor e do aluno: um olhar sob a ótica da Antropologia do Didático. REMATEC, Natal, v. 8, n.13, maio/ago. 2013.
PIRES, Célia Maria Carolino; CURI, Edda. Relações entre professores que ensinam matemática e prescrições curriculares. REnCiMa, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 57-74, 2013.
SANTOS, Marcelo Câmara dos; MENEZES, Marcus Bessa de. A Teoria Antropológica do Didático: uma Releitura Sobre a Teoria. Perspectivas da Educação Matemática, Mato Grosso do Sul, v. 8, número temático, p. 648-670, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.