Sobre a produção de significados para área e perímetro no Ensino Fundamental

Autores

  • Marcílio Dias Henriques Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Amarildo Melchiades da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v3i3.409

Palavras-chave:

Geometria escolar, Dificuldades de aprendizagem, Produção de significados

Resumo

Neste trabalho, apresentamos nossa investigação que teve como objetivo levantar possíveis dificuldades de aprendizagem das noções de área e perímetro de figuras geométricas planas. Para atender a esta finalidade, dedicamo-nos à elaboração de um conjunto de tarefas que nos possibilitasse identificar a produção de significados de estudantes do Ensino Fundamental para perímetro e área. Utilizando uma abordagem qualitativa de pesquisa, adotamos como base teórica o Modelo dos Campos Semânticos, que nos serviu também de instrumento de análise da produção de significados dos sujeitos de pesquisa, quando estes resolviam as tarefas propostas. Estas foram elaboradas atendendo a características específicas, com embasamento teórico, e foram aplicadas a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental (EF) de uma escola publica da cidade de Juiz de Fora, no estado brasileiro de Minas Gerais. Após serem testadas, reaplicadas e analisadas, a série de tarefas que elaboramos atende também ao objetivo de servir de apoio ao trabalho de professores que lecionam para classes do quarto ciclo do EF. Este estudo nos propiciou, ainda, avaliar a importância da perspectiva da produção de significados, para o educador matemático, seja na pesquisa ou na prática docente, envolvendo temas geométricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALSINA, C. Three-dimensional citizens do not deserve a flatlanders´ Education: curriculum and 3-D geometry. In: Usiskin, Z.; Andersen, K.; Zotto, N. (Eds.). Future Curricular Trends in School Algebra and Geometry: Proceedings of a Conference. Charlotte, NC: Information Age Pub. Inc.. p. 147-154, 2010.

ALSINA, C.; PASTELLS, A. Desenvolvimento de competências matemáticas com recursos lúdicos-manipulativos para crianças de 6 a 12 anos. Trad. de V. L. O. Dittrich. Curitiba, Brasil: Base Editorial, 2009.

BALDINI, L. A. F. Construção do conceito de área e perímetro: uma seqüência didática com o auxílio do software de Geometria dinâmica. Londrina, Brasil: Universidade Estadual de Londrina, 2004.

BALDINO, R. R. Assimilação Solidária: escola, mais-valia e consciência cínica. Educação em Foco, Editora da UFJF, Juiz de Fora, Brasil, v. 3, n. 1, p. 39-65, 1999.

BALTAR, P. M. Enseignement et apprentissage de la notion d’aire de surfaces planes: une étuide del’acquisition des relations entre lês longueurs et les aires au collège. Tese de Doutorado em Didática da Matemática. Université Joseph Fourier, Grenoble, 1996.

BATTISTA, M. The development of Geometric and spatial thinking. In: F. K. Lester, Jr. (Ed.). Second Handbook of Research on Mathematics Teaching and Learning. NCTM/Information Age Publishing, pp.843-908, 2007

BRASIL. Ministério da Educação. Plano de desenvolvimento da Educação: Prova Brasil: ensino fundamental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB; INEP, 2008.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. (Terceiro e Quarto Ciclos). Brasília: MEC/SEF.1998.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação matemática: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.

CLEMENTS, D.; STEFHAN, M. Measurement in Pre-K to Grade 2 Mathematics. In: Clements, D.; Sarama, J.; DiBiasi, A.-M. (Eds.). Engaging Young Children in Mathematics: Standards for Early Childhood Mathematics Education, Lawrence Erlbaum Associates. Mahwah, NJ. p. 299-320, 2004.

D’AMORE, B.; FANDIÑO PINILLA, M. I. Relationships between area and perimeter: beliefs of teachers and students. Mediterranean journal for research in mathematics education (Cyprus Mathematical Society). v. 5, n. 2. p.1-29, 2006. Disponível em:<http://www.dm.unibo.it/rsddm/it/articoli/damore/590%20Area%20and%20Perimeter.pdf >. Acesso em: 20 jan. 2011.

FRENCH, D. Teaching and learning geometry. London: Continuum, 2004.

HENRIQUES, M. D.; SILVA, A. M. Significados producidos por estudiantes secundarios brasileños para área de figuras planas. In: Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 6., 2009, Puerto Montt. Actas… Puerto Montt, Chile: FISEM. v.1, p. 580-58, 2009.

HERNANDEZ, B. Creative ideas for teaching area and perimeter: ideas for teaching math. Disponível em:<http://homeschooling.about.com/od/basicmath/qt/teachingarea.htm>. Acesso em: 21 nov. 2009.

HOUDEMENT, C. Geometrical working space, a tool for comparison. In: Conference of the European Society for the Research of Mathematics Education, 5., Chipre. Proceedings… University of Cyprus, 2007. p. 972-981, 2007.

JONES, K. Linking geometry and algebra in the school mathematics curriculum. In: Usiskin, Z.; Andersen, K.; Zotto, N. (Eds.). Future Curricular Trends in School Algebra and Geometry. Charlotte, NC: Infoage. p. 203-216, 2010.

JONES, K; MOONEY, C. Make Space for Geometry in Primary Mathematics. In: THOMPSON, I. (Ed.). Enhancing Primary Mathematics Teaching, London: Open University Press. p 3-15, 2003

LEONTIEV, A. N. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: Vigotsky, L. S. (Dir.), Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone. p. 59-83, 2006

LEUNG, A. Mathematics lesson on perimeter and area. In: Learning Study 5. 2001. Disponível em:. Acesso em 16 jan. 2010.

LINS, R. C. A diferença como oportunidade de aprender. In: Encontro Nacional de Didática e Prática De Ensino, 14., 2008, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, Brasil: PUCRS. p. 530-550, 2008

LINS, R. C. Matemática, monstros, significados e educação matemática. In: Bicudo, M.A.V. (Ed.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo, Brasil: EDUNESP. p. 92-120, 2004

LINS, R. C. The production of meaning for algebra: a perspective based on a Theoretical Model of Semantic Fields. In: Sutherland, R.; Rojano, T.; Bell, A.; Lins, R. (Eds.). Perspectives on School Algebra. Dordrecht, Holanda: Kluwer Academic Publishers. p. 37-60, 2001.

LINS, R. C. Por que discutir teoria do conhecimento é relevante para a Educação Matemática. In: Bicudo, M. A. V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. p. 75-94, 1999.

LINS, R. C. O modelo teórico dos campos semânticos: uma análise epistemológica da álgebra e do pensamento algébrico. Revista Dynamis. abril/junho. v.1, n. 7, p. 29-39., 1994.

LINS, R. C. Epistemologia, História e Educação Matemática: Tornando mais Sólidas as Bases da Pesquisa. Revista de Educação Matemática da SBEM-SP, Ano 1, n.1, São Paulo: SBEM-SP, 1993.

NATIONAL COUNCIL OF TEACHERS OF MATHEMATICS. Princípios e Normas para a Matemática Escolar. 2007 Lisboa: APM (Trabalho original, em Inglês, publicado em 2000).

OWENS, K; OUTHRED, L. The complexity of learning Geometry and Measurement. In: Gutiérrez, A.; Boero, P. (Eds.). Handbook of Research on the Psychology of Mathematics Education: Past, Present and Future. Rotterdam: Sense Publishers, p.83- 115, 2006.

SANTOS, C. A. B. Formação de professores de matemática: contribuições de teorias didáticas no estudo das noções de área e perímetro. 152 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, 2008.

SILVA, A. M. Sobre a dinâmica da produção de significados para a Matemática. Tese de Doutorado. Rio Claro, Brasil: UNESP. 2003.

USISKIN, Z. Resolvendo os dilemas permanentes da geometria escolar. In: Lindiquist, M. e Shulte. A. P. Aprendendo e ensinando geometria. (Trad. H. H. Domingues), São Paulo: Atual. p.21-37. 1994.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 1993.

Downloads

Publicado

2012-10-01

Como Citar

HENRIQUES, M. D.; SILVA, A. M. da. Sobre a produção de significados para área e perímetro no Ensino Fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 499-511, 2012. DOI: 10.26843/rencima.v3i3.409. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/409. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)