Construção e análise de uma sequência de ensino investigativo: as necessárias conexões com o ensino por investigação
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v14n3a01Palavras-chave:
Ensino de Ciências por Investigação, Ensino de Ciências, Pesquisa ColaborativaResumo
O presente artigo tem por objetivo descrever o processo de elaboração de uma Sequência de Ensino Investigativo e analisá-la sob a ótica do Ensino por Investigação, buscando elementos da abordagem didática. Os dados foram obtidos a partir das reuniões entre um pesquisador da área de ensino de Ciências e uma professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, para construção de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI). Esses encontros foram gravados, transcritos e analisados à luz da literatura sobre Ensino de Ciências por investigação. Os resultados apontam para uma valorização da parceria escola-universidade, uma vez que se tratou de uma pesquisa colaborativa, que descreve o processo de construção de uma SEI e as aproximações do material produzido com elementos da abordagem didática Ensino por Investigação.
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