Construção e análise de uma sequência de ensino investigativo: as necessárias conexões com o ensino por investigação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v14n3a01

Palavras-chave:

Ensino de Ciências por Investigação, Ensino de Ciências, Pesquisa Colaborativa

Resumo

O presente artigo tem por objetivo descrever o processo de elaboração de uma Sequência de Ensino Investigativo e analisá-la sob a ótica do Ensino por Investigação, buscando elementos da abordagem didática. Os dados foram obtidos a partir das reuniões entre um pesquisador da área de ensino de Ciências e uma professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, para construção de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI). Esses encontros foram gravados, transcritos e analisados à luz da literatura sobre Ensino de Ciências por investigação.  Os resultados apontam para uma valorização da parceria escola-universidade, uma vez que se tratou de uma pesquisa colaborativa, que descreve o processo de construção de uma SEI e as aproximações do material produzido com elementos da abordagem didática Ensino por Investigação.

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Publicado

13.07.2023

Como Citar

MOURA, Antonio Reynaldo Meneses; NUNES, Teresa Beatriz Bueno; SEDANO, Luciana. Construção e análise de uma sequência de ensino investigativo: as necessárias conexões com o ensino por investigação. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 1–22, 2023. DOI: 10.26843/rencima.v14n3a01. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/4083. Acesso em: 19 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos